Allan Augusto Venturino Luciano e Túlio Santos Braga, dois jovens atletas formados na escolinha de futsal de São Sebastião do Paraíso, marcaram presença na 40ª edição da Taça Brasil Sub-20 de Futsal, realizada em Recife, Pernambuco. Representando a Sociedade Esportiva Amigos, da cidade de Frei Gaspar (MG), os jogadores levaram consigo a força do futsal paraisense e a experiência acumulada ao longo de suas trajetórias no esporte.
Desde cedo, Allan e Túlio demonstraram talento nas quadras de Paraíso. Allan, que se mudou para Paraíso aos 14 anos vindo de São Tomás de Aquino, recorda o início de sua caminhada no esporte: “Eu me mudei para cá e comecei a treinar com o Paraíso Futsal. Disputei campeonatos como a Taça Alterosa, Taça EPTV e o Paulista/Sul Minas. Tudo o que eu sei sobre o esporte, aprendi aqui”, conta o atleta, hoje com 20 anos. Já Túlio, também de 20 anos, começou a treinar ainda na infância e atualmente compõe a equipe adulta de Paraíso. “Comecei a jogar futsal com os 10, 11 anos. Joguei na base do Paraíso Futsal e consegui chegar ao time principal. Isso é motivo de muito orgulho para mim”, declara.
Neste ano, os dois foram convidados para integrar a equipe de Guaxupé e disputaram o Campeonato Mineiro do interior, onde se destacaram e despertaram o interesse da Sociedade Esportiva Amigos, que viu neles o potencial para compor o time na Taça Brasil Sub-20. “Foi uma oportunidade grande. A gente foi campeão do interior, jogando contra Frei Gaspar. Eles gostaram da gente e convidaram pra jogar a Taça Brasil”, afirma Túlio, mostrando a satisfação de levar o nome de sua cidade e de Minas Gerais para a competição nacional.
A participação de Allan e Túlio na Taça Brasil Sub-20 é também um reconhecimento ao trabalho desenvolvido no futsal de base de Paraíso. Sob a orientação de técnicos dedicados e agora atuando no time adulto local, eles representam o potencial do esporte na região. "O Allan tem se destacado mais, é canhoto e habilidoso. O Túlio, destro, também é promissor. Ambos mostram como o futsal paraisense deve ser incentivado cada vez mais", ressalta o professor Olavo Martins, um dos treinadores que acompanharam a evolução dos atletas.
A Taça Brasil Sub-20, que ocorreu entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro, contou com oito equipes de várias regiões do País. Na decisão, a equipe do Remo (PA) sagrou-se campeã ao derrotar o time de Brasília. Apesar de não terem conquistado o título, os jovens enxergam suas participações como uma oportunidade valiosa de vitrine para o futsal nacional. “Agora, voltando para casa, levamos para o Paraíso Futsal a experiência e o aprendizado que ganhamos nessa competição”, conclui Allan.