TAÇA BRASIL SUB-20

Jovens promessas do futsal paraisense brilham na Taça Brasil Sub-20

Allan e Túlio, formados na escolinha de futsal da prefeitura, levam talento mineiro a Recife
Por: Ralph Diniz | Categoria: Esporte | 06-11-2024 15:38 | 235
Allan Augusto veio de São Tomás de Aquino  e Túlio  de São Sebastião do Paraíso
Allan Augusto veio de São Tomás de Aquino e Túlio de São Sebastião do Paraíso Foto: Reprodução

Allan Augusto Venturino Luciano e Túlio Santos Braga, dois jovens atletas formados na escolinha de futsal de São Sebastião do Paraíso, marcaram presença na 40ª edição da Taça Brasil Sub-20 de Futsal, realizada em Recife, Pernambuco. Representando a Sociedade Esportiva Amigos, da cidade de Frei Gaspar (MG), os jogadores levaram consigo a força do futsal paraisense e a experiência acumulada ao longo de suas trajetórias no esporte.

Desde cedo, Allan e Túlio demonstraram talento nas quadras de Paraíso. Allan, que se mudou para Paraíso aos 14 anos vindo de São Tomás de Aquino, recorda o início de sua caminhada no esporte: “Eu me mudei para cá e comecei a treinar com o Paraíso Futsal. Disputei campeonatos como a Taça Alterosa, Taça EPTV e o Paulista/Sul Minas. Tudo o que eu sei sobre o esporte, aprendi aqui”, conta o atleta, hoje com 20 anos. Já Túlio, também de 20 anos, começou a treinar ainda na infância e atualmente compõe a equipe adulta de Paraíso. “Comecei a jogar futsal com os 10, 11 anos. Joguei na base do Paraíso Futsal e consegui chegar ao time principal. Isso é motivo de muito orgulho para mim”, declara.

Neste ano, os dois foram convidados para integrar a equipe de Guaxupé e disputaram o Campeonato Mineiro do interior, onde se destacaram e despertaram o interesse da Sociedade Esportiva Amigos, que viu neles o potencial para compor o time na Taça Brasil Sub-20. “Foi uma oportunidade grande. A gente foi campeão do interior, jogando contra Frei Gaspar. Eles gostaram da gente e convidaram pra jogar a Taça Brasil”, afirma Túlio, mostrando a satisfação de levar o nome de sua cidade e de Minas Gerais para a competição nacional.

A participação de Allan e Túlio na Taça Brasil Sub-20 é também um reconhecimento ao trabalho desenvolvido no futsal de base de Paraíso. Sob a orientação de técnicos dedicados e agora atuando no time adulto local, eles representam o potencial do esporte na região. "O Allan tem se destacado mais, é canhoto e habilidoso. O Túlio, destro, também é promissor. Ambos mostram como o futsal paraisense deve ser incentivado cada vez mais", ressalta o professor Olavo Martins, um dos treinadores que acompanharam a evolução dos atletas.

A Taça Brasil Sub-20, que ocorreu entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro, contou com oito equipes de várias regiões do País. Na decisão, a equipe do Remo (PA) sagrou-se campeã ao derrotar o time de Brasília. Apesar de não terem conquistado o título, os jovens enxergam suas participações como uma oportunidade valiosa de vitrine para o futsal nacional. “Agora, voltando para casa, levamos para o Paraíso Futsal a experiência e o aprendizado que ganhamos nessa competição”, conclui Allan.

Allan Augusto veio de São Tomás de Aquino aos 14 anos e, desde então, integra as equipes do Paraíso Futsal
Túlio entrou na escolinha da prefeitura aos 10 anos e hoje compõe o elenco adulto do Paraíso Futsal