XEQUEMATE

Roni Queiroz ganha fama de Papa-Títulos do Xadrez

Por: Dwlyan Santos | Categoria: Esporte | 12-11-2024 03:09 | 237
Ronilson (centro) foi o campeão paraisense 2023 e Lazaro (esquerda) foi o vice-campeão paraisense
Ronilson (centro) foi o campeão paraisense 2023 e Lazaro (esquerda) foi o vice-campeão paraisense Foto: Reprodução

No último dia 3 de novembro a Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso foi palco do Aberto de Xadrez, evento válido para o cálculo de rating dos rankings internacional e nacional na modalidade de xadrez rápido.

O torneio, que reuniu 22 participantes, foi disputado em cinco rodadas no ritmo de 15 minutos com 10 segundos de incremento por lance para cada jogador.

O evento também apontou o campeão municipal de xadrez de 2023, título que estava pendente de realização de competição para apontar o vencedor do ano passado e completar assim a galeria dos campeões.

Professor Ronilson Amorim Queiroz, representante do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso (CXS SP), sagrou-se campeão de forma incontestável ao vencer todas as cinco rodadas.

Com isso, conquistou o título de campeão do torneio e foi reconhecido como campeão municipal de 2023 aumentando suas marcas de jogador em expressivo crescimento técnico nos últimos tempos.

O título de vice-campeão paraisense ficou com Lázaro dos Reis Paschoa (vice-presidente do CXSSP), que com mais esta excelente performance ratifica sua condição de jogador de torneio difícil de ser enfrentado.

O Aberto de Xadrez de São Sebastião do Paraíso foi mais uma oportunidade para fortalecer a comunidade enxadrística da região e promover a prática do xadrez como um instrumento de desenvolvimento cognitivo e compor-tamental.

Teve arbitragem do Prof. Alan Marques de Guaxupé e assessoria organizacional de Tânia Carvalho, culminando com um domingo de muito xadrez e socialização entre os participantes.

A prova teve apoio da Prefeitura Municipal, que há anos vem promovendo o xadrez no município. Inclusive, a sede do xadrez na cidade fica exatamente na Arena Olímpica numa parceria de sucesso entre o clube e administração pública.

O presidente da entidade, Siderley Junior da Silva, destacou: "O xadrez em São Sebastião do Paraíso ganhou enorme projeção ao longo dos anos e continua expandindo graças aos esforços da diretoria do clube (neste ano de 2024 a Associação CXS SP comemora seus 30 anos de fundação) e o fomento que a Secretaria de Esportes vem dando à modalidade".

Está agendado ainda para este ano o último grande evento local para apontar o campeão vigente. As atividades do xadrez em 2024 se encerram formalmente na primeira semana de dezembro entrando no período de férias, com retorno em janeiro.