OPINIÃO

A importância de incentivar o empreendedorismo em outros Estados

Por: Divulgação | Categoria: Do leitor | 13-11-2024 00:05 | 30
Foto: Arquivo

André Rubens*

O Brasil é um país continental, com uma diversidade econômica, cultural e social que vai muito além dos tradicionais polos de empreendedorismo localizados em São Paulo e Rio de Janeiro. Embora esses lugares se destaquem como centros financeiros e de inovação, há um leque de oportunidades em outras regiões do Brasil que merecem atenção.

Segundo o mapeamento da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), Minas Gerais é o terceiro Estado com o maior número de startups, concentrando 9,5% delas e mantendo um ritmo de crescimento. Santa Catarina também tem se destacado, já que Florianópolis é conhecida como o “Vale do Silício brasileiro”, atraindo empreendedores de todo o país. Esse cenário demonstra que a inovação pode florescer em qualquer lugar, desde que haja apoio e incentivos adequados.

O potencial dessas regiões vai muito além do aumento no número de startups, pois ele se reflete também em um ambiente mais equilibrado e diversificado, que pode ajudar a mitigar as desigualdades econômicas presentes no país. Incentivando o empreendedorismo em Estados como Minas Gerais, estamos estimulando a economia local e promovendo um desenvolvimento mais equitativo.

Um ponto importante é que como empreendedor e mentor de startups, reconheço que o suporte e a orientação adequados são fundamentais para o sucesso de novos negócios, especialmente nessas regiões. Mentores experientes, além de oferecer insights valiosos, conectam os empreendedores a redes de contatos, o que pode resultar em oportunidades de investimento. A troca de experiências e conhecimentos entre empreendedores de diferentes regiões pode gerar um ambiente colaborativo que beneficia a todos. Em um país tão grande e diverso como o Brasil, cada região possui características únicas que podem ser aproveitadas, assim, podemos criar um ecossistema de inovação mais rico e resiliente.

Diversificar o ecossistema empreendedor é benéfico não apenas para as regiões menos favorecidas, mas para o país todo. O fortalecimento de novos polos de empreendedorismo pode resultar na geração de empregos, inovação, e claro, na descentralização da economia, promovendo desenvolvimento em todo o país, e não apenas nas regiões do eixo.

Por fim, acredito que a colaboração e o apoio mútuo são fundamentais para o sucesso dos empreendedores dessas regiões. Portanto, é hora de olharmos além dos grandes centros e reconhecermos o potencial inexplorado que reside em nosso país. A verdadeira riqueza do Brasil está na sua diversidade, e o empreendedorismo é uma das melhores maneiras de explorar e aproveitar essa riqueza.

*CEO e fundador da in8 Holding (Hoje em Dia 12/11/2024)