CURTAS EDIÇÃO 2871

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 30-11-2024 15:50 | 376
Foto: Arquivo

Escorpiões
Nem bem chegaram as primeiras chuvas e alguns paraisenses já se depararam com os temíveis (e com razão), escorpiões, que “brotaram” em diversos locais. Um morador na rua Capitão Pádua, área central da cidade, próximo à Escola Campos do Amaral,  enviou foto do “aracnídeo” encontrado em sua residência. Conforme disse, é a quinta vez que se depara com escorpiões em sua casa. 

Interditado?
Há quinze dias, depois de despencar reboco de uma obra inacabada e atingir um veículo na rua Dr. Placidino Brigagão a Defesa Civil do município colocou fita interditando a calçada em frente ao imóvel e foi dito que a obra seria inspecionada por engenheiro. A situação não ficou bem definida, e não se falou mais no assunto, e não placa indicativa dando conta estar o local interditado. Conforme foto recebida pela redação do Jornal do Sudoeste, o local voltou a ser utilizado como estacionamento de veículos, e utilizado por moradores em situação de rua. 

Natal de Luz
Em seu 12º ano, o Natal de Luz de Guaxupé 2024 vai começar neste sábado, dia 30, a partir das 19h, com uma vasta programação cultural que finalizará em 6 de janeiro de 2025. Pela grandiosidade do projeto e abrangência, Guaxupé entrou para a lista do Governo de Minas do projeto Natal da Mineiridade como um dos 450 pontos de turismo natalino do estado. Toda atividade do Natal de Luz acontecerá no Centro de Eventos Nabih Zaiat, Parque da Mogiana, Teatro Municipal Arlete Souza Mendes, Estação Cultural, praças e avenidas.

Inspeção
Na pauta da sessão da Câmara Municipal de Paraíso desta segunda-feira, 2, entre novos projetos está o de autoria do Executivo Municipal no qual solicita autorização para adesão do município paraisense ao Programa “Serviço de Inspeção Municipal Consorciado-SIMC”, a ser implantado pelo Consórcio AMEG, que define procedimentos de inspeção sanitária de produtos de origem animal. Comestíveis ou não, adicionados ou não de produto vegetal, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados ou em trânsito na área do consórcio.

Cultura
Também de autoria do Executivo municipal começa tramitar projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Cultura, visando estruturar, institucionalizar e implementar políticas públicas de cultura, “que pressupõe a ação conjunta dos entes da federação e a sociedade civil para a democratização do setor, conforme fundamentação constante na Constituição Federal, que institui o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura.

Improcedente
A Justiça Eleitoral da 260ª Zona, de São Sebastião do Paraíso julgou improcedente ação movida pela Coligação “Experiência com Inovação” na qual acusam o prefeito Marcelo Morais e o vice-prefeito Daniel Tales de abuso de poder político e econômico na campanha. Segundo a juíza, faltara provas “robustas” para comprovar a denúncia feita que eles teriam utilizado imagens de bens públicos, servidores e espaços municipais para promoção de campanha, além da realização de eventos em locais públicos, como o estacionamento da UPA.

Empregos
Pelo décimo mês consecutivo, Minas Gerais mantém saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o estado criou em outubro 3.176 postos de trabalho.

Desempenho
Com o desempenho positivo na geração de emprego, Minas Gerais já acumula no ano 207.363 oportunidades de janeiro a outubro. De 2019 até agora, o estado está mais próximo também de superar a marca de 1 milhão de empregos formais criados até 2026, com a geração acumulada de 943 mil postos de trabalho com carteira assinada.

MEMÓRIA PARAISENSE
Em 1.º de dezembro de 1887 o Cônego Thomaz D’affonseca e Silva celebra missa campal abençoando a pedra fundamental da construção da Capela da Abadia. Em 7 de abril de 1951, foi desmembrada da paróquia de São Sebastião, passando a ser Paróquia de Nossa Senhora da Abadia. Anos antes da Abolição da escravatura, Cônego Thomaz tomou parte da campanha abolicionista ao lado de nomes como o Dr. Francisco Soares Neto, primeiro paraisense a obter diploma de bacharel em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, de São Paulo.