POLE POSITION

GP de Abu Dhabi fecha temporada da F1 neste domingo

Corrida marca despedidas de Hamilton na Mercedes, de Sainz na Ferrari, além de possível aposentadoria de Sergio Pérez. E tem a decisão da F2 também em Abu Dhabi
Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 07-12-2024 05:55 | 186
Gabriel Bortoleto pode se tornar campeão da F2 neste final de semana em Abu Dhabi
Gabriel Bortoleto pode se tornar campeão da F2 neste final de semana em Abu Dhabi Foto: Divulgação

O GP do Qatar no domingo passado foi uma corrida frenética. Muitas disputas, poucas ultrapassagens e várias punições. Só não perdi a conta porque anoto tudo durante as corridas. Foram 7 punições durante o Grande Prêmio, sem contar a do sábado que custou a pole position de Verstappen por dirigir devagar enquanto se preparava para abrir volta rápida, o que gerou uma grande ‘treta’ entre o próprio Verstappen e George Russell. Algumas dessas punições há muito não se via na F1 como o stop and do de 10s aplicada a Lando Norris por não reduzir a velocidade em bandeira amarela que segundo ele e outros pilotos, não viram a sinalização com clareza, ou o drive through aplicado em Lewis Hamilton por excesso de velocidade nos boxes. E teve ainda três intervenções do Safety Car que entre uma e outra precisou ser substituído porque as luzes do giroflex não sinalizaram o momento da relargada.

Max Verstappen venceu de ponta a ponta depois de assumir a liderança na largada. Charles Leclerc terminou em 2º e Oscar Piastri completou o pódio, em 3º. Lando Norris fazia boa corrida e era ameaça ao líder Verstappen, mas a severa punição que recebeu comprometeu sua corrida e ele terminou apenas em 10º.

A F1 está em Abu Dhabi para o encerramento de uma grande temporada. Que começou com pinta de monotonia quando Verstappen venceu 4 das cinco primeiras corridas - 7 das dez primeiras -, mas depois ganhou vida e resultou em uma das melhores temporadas com 7 vencedores de quatro equipes diferentes. Verstappen já é tetracampeão, mas a temporada guardou para esta última etapa a decisão do Mundial de Construtores entre McLaren e Ferrari separadas por 21 pontos com 44 em jogo, além de uma disputa que vale 40 milhões de euros pelo 6º lugar entre Alpine, Haas e Racing Bull. E tem ainda a disputa pelo vice-campeonato de pilotos entre Lando Norris e Charles Leclerc separados por 8 pontos (349 a 341).

Será a última aparição de Lewis Hamilton com a Mercedes onde venceu seis de seus sete campeonatos e de Carlos Sainz com a Ferrari, além das despedidas de Kevin Magnussen, Valtteri Bottas, Guanyu Zhou e uma não surpreendente, se acontecer, aposentadoria de Sergio Pérez por absoluta falta de desempenho. Não vai faltar choro, lágrimas e emoção neste encerramento de temporada. Tem também gente nova antecipando a estreia na F1, como Jack Doohan, depois de um acordo da Alpine com Esteban Ocon que não participará da corrida.

GABRIEL BORTOLETO A CAMINHO DO TÍTULO DA F2
Como preliminar do GP de Abu Dhabi, tem a decisão do título da F2 e o brasileiro Gabriel Bortoleto leva meio ponto de vantagem sobre Isack Hadjar, e 25,5 sobre Paul Aron, os únicos que podem ser campeões. Bortoleto pode escrever um capítulo importante que poucos pilotos tem no currículo. Apenas Charles Leclerc, hoje na Ferrari, George Russell, na Mercedes, e Oscar Piastri, na McLaren, foram campeões da F3 e da F2 em seus respectivos primeiros anos nas categorias. Bortoleto venceu a F3 no ano passado e tem boas chances de vencer a F2 neste final de semana. Ele já tem vaga garantida na F1 no ano que vem na Sauber. As duas corridas da rodada dupla da F2 acontecem hoje com largada às 9h20, e amanhã às 6h15. O GP de Abu Dhabi tem a classificação hoje às 11h e a largada amanhã às 10h.