PARAÍSO 203 ANOS

Há 39 o Jornal do Sudoeste acompanha par e passo o desenvolvimento de Paraíso

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 25-12-2024 00:01 | 46
Foto: Arquivo

São Sebastião do Paraíso celebra 203 anos de uma trajetória marcada pela força de sua gente e pelas transformações que construíram um município próspero cheio de vida. Desde sua fundação, a cidade soube enfrentar desafios, abraçar oportunidades e crescer, consolidando-se como referência regional.

Ao longo desses dois séculos, cada rua, cada bairro, cada ponto histórico, contam a história de um povo que com trabalho árduo e visão de futuro, soube moldar o presente. Esse desenvolvimento não seria possível sem a participação ativa de gerações de paraisenses que, com seus esforços nos mais diversos segmentos da sociedade, ajudaram a construir a cidade que conhecemos e amamos.

Desde os setores da saúde, educação e cultura, passando pelo comércio, indústria, sua pujante agricultura, paraisenses foram protagonistas em cada avanço e conquista. Na esfera política, cada qual a seu tempo, no Executivo e Legislativo municipal, desempenhou papel relevante. Alguns tiveram mais destaque, deixando marcas mais profundas na história da cidade, enquanto outros de maneira mais modesta, porém, igualmente importantes. Esse mesmo cenário também se reflete nas esferas estadual e federal, onde representantes paraisenses contribuíram em diversos graus para o progresso e bem-estar da população.

Como toda cidade em crescimento, Paraíso enfrenta desafios a serem equacionados, problemas relacionados ao trânsito que merece melhor planejamento e fiscalização e infraestrutura adequada para atender à crescente demanda de veículos. A abertura de vias perimetrais para desafogar o fluxo no trânsito, problemático, não apenas na área central, mas em diversos locais, principalmente em horários de pico.

Questões ambientais também exigem atenção, como a preservação e revitalização de áreas verdes. Observa-se o crescente corte de árvores em vias públicas, sem reposição, além de preocupante falta de manutenção, visto estarem em grande parte, tomadas por pragas. A gestão de resíduos, de igual maneira, é fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável. Geração de empregos, moradias populares, ações voltadas para urbanismo, incentivo à cultura, também compõem o rol dos desafios.

O Jornal do Sudoeste orgulha-se fazer parte há mais de trinta e nove anos da história paraisense. Fundado com o objetivo de informar e conectar a comunidade, o jornal sempre se comprometeu registrar os grandes momentos da cidade, nos tempos de desafios ou de celebrações.

Tem sido testemunha fiel das mudanças que marcaram Paraíso, e uma ponte entre o passado, o presente e o futuro, e reafirma seu compromisso com a comunidade, orgulhando-se de ser um canal que conta e registra essa história de desafios constantes. Que os próximos anos tragam ainda mais crescimento ordenado, união de esforços para um bem comum.

Parabéns, São Sebastião do Paraíso pelos seus 203 anos.