EX-VEREADORES

Paraíso pode ganhar associação de ex-vereadores

Ex- vereador Tadeu Pedroso, que vem se mobilizando para dar forma ao projeto e diz que objeto é ser um canal entre população e Legislativo
Por: João Oliveira | Categoria: Política | 24-10-2017 16:10 | 2716
Foto: Reprodução

O ex-vereadores Ricarte Tadeu Pedroso, José Caproni de Carvalho, Enoc José Netto e João de Almeida Paula Junior,  vêm se mobilizando para criar no município uma associação de ex-vereadores. A ideia, que está sendo amadurecida há cerca de quatro meses, ganhou força com o anúncio da Câmara Municipal em readequar a Lei Orgânica para atual realidade de Paraíso. Tadeu, que é pai do vereador Vinício Scarano e que será o relator da “nova” Lei Orgânica, assim como ex-representantes do Legislativo municipal, também foram convidados para participar do processo.
“Queremos colaborar. Nosso objetivo maior é fazer uma proximidade da comunidade com Legislativo e Executivo. Por este motivo, juntamente com alguns ex-vereadores, estamos nos mobilizando para criar essa ‘Associação dos Ex-Vereadores de Paraíso’, uma organização política, suprapartidária dos ex-vereadores e que pretende fazer a reinserção política deles na vida da cidade”, explica.
Foram feitos até o momento,  contato com pelo menos 50 ex-vereadores e a proposta está próxima de se tornar realidade. Ele diz ainda que já tem reunião agendada e que ex-vereadores paraisenses serão convidados a participar para se iniciar a elaboração do estatuto da associação, fazer o calendário de ações e organizar a primeira ação que seria um  debate intitulado “Conjuntura atual da política Paraisense”.
Quando a Associação estiver em  funcionamento, uma das primeiras ações serão visitas à Câmara Municipal e Prefeitura, além de órgãos da imprensa e outras instituições da sociedade civil. “O principal objetivo da Associação será o de servir como canal de diálogo entre a população e os poderes Legislativo e Executivo. Os membros da associação jamais passarão  por cima dos 10 parlamentares paraisenses e quando aparecer  alguma coisa que pode ser melhorada na cidade, encaminharemos a ideia ao Legislativo, sempre em nome da Associação e nunca em nome de um dos associados”, elucida.
Tadeu lembra ainda que, mesmo sem mandato, ele e os colegas ainda são cobrados regularmente, “como se ainda fossemos vereadores”. Pedroso foi contemporâneo dos ex-vereadores José Caproni de Carvalho; João de Almeida; Pedro Luiz Cerizze Filho; José Maria Malaguti; Enoc José Neto; José Campos; José Francisco de Oliveira, o Zé Ico, Luiz Ferreira Calafiori entre outros.
Hoje, o ex-vereador, que é apresentador de TV, destaca que os colegas têm a cidade mapeada, a conhecem e ainda a percorre regularmente, pois todos mantêm algum tipo de atividade nos seus setores de atuação do passado e no presente. 
“Nossos partidos podem até ser  diferentes, mas nosso objetivo é o mesmo: ajudar a cidade. O conhecimento adquirido no exercício dos mandatos pode nos auxiliar no sentido de apontar o melhor caminho para o desenvolvimento equilibrado de São Sebastião do Paraíso. É um olhar de fora de quem tem muita contribuição a dar”, disse.
Pedroso fala ainda que a experiência adquirida com o mandato e com a idade pode contribuir muito e ser útil. “A Associação, com todos seus membros, deverá reunir com os atuais vereadores onde deixaremos bem claro nosso objetivo de estarmos  à disposição deles para colaborar. Oferecemos a experiência acumulada por homens de cabelos brancos. É uma espécie de consultoria, sem nenhum ônus para o Legislativo”, completa.