Adriano Lopes de Siqueira assumiu no dia 1º de janeiro a Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso, trazendo consigo a promessa de continuidade e inovação. Com ampla formação acadêmica e experiência prática, ele assume a responsabilidade de comandar uma das pastas mais sensíveis do município.
Com o novo desafio, Siqueira afirma que se sente preparado e confiante para assumir essa missão. “Meu objetivo é ajustar ações, continuar o trabalho que já vinha sendo realizado e, principalmente, avançar na qualidade dos serviços de saúde”, destaca o novo secretário.
Psicanalista, filósofo, teólogo, pedagogo, mestre em Ciência da Religião e especialista em Desenvolvimento Humano, Adriano acumula quatro anos de atuação dentro da Secretaria de Saúde. “Esse período foi essencial para entender o fluxo do sistema e as reais necessidades da população”, afirmou. Antes de assumir o cargo, ele coordenava o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) do Hemominas, que começou a operar em 2024.
Adriano também destaca o estado em que recebeu a secretaria. “A pasta está equipada e com uma demanda reprimida bem menor do que no início da gestão. Temos condições reais de ampliar os atendimentos e alcançar resultados ainda melhores”, afirma.
Entre os desafios, o novo secretário aponta a necessidade de reestruturar a Unidade de Pronto Atendimento - UPA. No final de 2024, o prefeito Marcelo Morais chegou a cogitar e estudar a possibilidade de transferir a gestão da unidade para a Santa Casa, pois estava insatisfeito com a forma com que parte da equipe de trabalho do local estava atendendo a população. “Pedi ao prefeito um voto de confiança para resolver os problemas no fluxo e na qualidade do atendimento. Quero contribuir para melhorar o sistema antes de qualquer decisão sobre a cessão para a Santa Casa”, explicou.
Outro ponto de atenção é a fila para exames e cirurgias eletivas que, segundo Siqueira, teve uma redução expressiva nos últimos anos. “Encontramos 11 mil procedimentos parados, mas conseguimos organizar esse fluxo. Hoje, exames são agendados quase na mesma semana, e o número de cirurgias saltou de 40 por ano para mais de 1.800 em quatro anos”, ressalta com entusiasmo.
O secretário também revela um dos projetos mais ambiciosos para sua gestão: a construção de um grande complexo de saúde nos próximos dois anos. “Estamos trabalhando para que este espaço se torne uma referência em Minas Gerais e no Brasil. Será um marco, tanto pela estrutura quanto pela forma de atender à população”, afirma.
Com o apoio da equipe técnica e a confiança do prefeito Marcelo Morais, Adriano acredita que será possível transformar a saúde pública do município. “Nosso compromisso é com o bem-estar da população. Queremos continuar avançando e fazendo a diferença na vida de cada morador”, conclui.