Novo horário
As sessões ordinárias da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso na legislatura que terá início em fevereiro serão em novo horário. Conforme publicamos nesta coluna, enquete foi realizada para ouvir a população que opinou maciçamente para que sejam à noite, com início às 19 horas, em vez das 14 horas, como aconteceram nas últimas legislaturas. A intenção é que a população participe e se interaja, presencialmente ou acompanhando as transmissões, o que não vinha alcançando índices satisfatórios.
Ser debatido
Há algum tempo o Jornal do Sudoeste tem alertado sobre a necessidade de se equacionar solução para moradores em situação de rua em São Sebastião do Paraíso. É assunto que pela sua importância deve ser debatido ouvindo autoridades afeitas ao setor, bem como segmentos da sociedade, que, diga-se de passagem, têm vivenciado de perto o que é apontado como “problema”, de vez que alguns desses moradores, como a acreditar em impunidade, pintam e bordam.
Desditas
Recorde-se que além de constantes desavenças, já se registrou homicídio, agressões mútuas entre integrantes do grupo e pessoas da comunidade, como o ocorrido no último domingo, quando depois de dois se atracarem na Praça da Saudade, um deles adentrou a um templo religioso armado de facão, e custou para ser contido. Outros templos de diferentes credos religiosos já experimentaram semelhante desdita de perturbação do sossego, e já foram alvos de furtos.
Manifestaram-se
Em redes sociais, internautas comentaram sobre matéria publicada pelo Jornal do Sudoeste. “É lamentável o que está ocorrendo na Praça da Saudade e também em outros espaços públicos similares. Ali não é raro ocorrerem brigas e desentendimentos entre eles, o grupo é grande, em alguns dias chega a ter 40 pessoas. A GM juntamente com a PM já abordou até pessoa com simulacro de arma de fogo fazendo ameaças, já teve roubo de veículo a mão armada, a população está à mercê da sorte, um verdadeiro caos! Com a palavra os poderes constituídos!”, apontou um internauta.
“Não tem paz”
“Está demais mesmo, impossível passar pelas praças e não perceber que se não tratar do problema o mais rápido possível, daqui uns poucos anos vira uma mini Cracolândia, pessoas e comerciantes reféns desse tipo de situação e piores”, alerta uma internauta. Enquanto outra complementou: “Já perderam o controle com esse pessoal de rua, e depois ficam querendo contornar em redes sociais, a população não tem paz pra ir e vir em segurança, onde se vai tem morador de rua importunando a gente”.
Levantamento
Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) diz que a safra brasileira de café em 2025 está estimada em 53,2 milhões de sacas de 60 kg, o que representa decréscimo de 6,8% em relação à produção de 2024. Do volume previsto, ainda de acordo com o IBGE, o previsto para café arábica a produção será de 35,6 milhões de sacas, decréscimo de 11,2% comparando-se com o produzido em 2024. A safra do café canéfora tem safra estimada em 17,6 milhões de sacas. Conforme anunciado, a CONAB irá divulgar sua previsão de safra no dia 28 deste mês.
Brilhou
Aplausos desta coluna vão para o jovem Maycon Vinícius Alves Barreto, 17 anos, que reside em São Sebastião do Paraíso. Aluno da Escola Estadual Clóvis Salgado, foi a Houston, Texas, nos Estados Unidos, onde participou brilhantemente da Olimpíada de Ciências Naturais. Trouxe medalha de bronze do evento que reuniu participantes de vários países. Foi o único estudante de escola pública de Minas Gerais a participar da Olimpíada.
Coleção
Maycon concluiu o 3.º ano no Clóvis Salgado, e foi aprovado na Unesp – São Paulo. A medalha que trouxe dos Estados Unidos, irá para sua coleção, junto de ouro conquistada na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica em junho de 2024, com a de prata obtida no Torneio Nacional de Física, à menção honrosa a Olimpíada Brasileira de Geopolítica, e a medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática da Tailândia.
MEMÓRIA PARAISENSE
Em 15 de janeiro de 1906 foi realizada sessão na qual foi aprovado requerimento apresentado pelo diretor do jornal “O Paraisense”, professor Gedor Silveira, propondo mudança de nome da Rua Direita para Rua Dr. Placidino Brigagão, homenagem prestada ao agente executivo municipal e presidente da Câmara, Placidino Brotero Franklin Brigagão. (Do livro Efemérides Paraisenses)