COPASA

Arantes vai cobrar soluções da Copasa para a falta de água em vários municípios

Presidente da companhia vai prestar esclarecimentos sobre problemas de abastecimento no Estado
Por: Redação | Categoria: Cidades | 21-10-2017 11:10 | 773
Foto: Reprodução

A pedido do deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB), a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa realiza nesta segunda-feira, (23/10), às 14h30, no Auditório José Alencar Gomes da Silva, audiência pública para cobrar da Copasa soluções para a falta de água que assola grande parte dos municípios mineiros.
A diretora-presidente da companhia, Sinara Inácio Meirelles Chenna foi convidada a participar da audiência e prestar esclarecimentos sobre os graves problemas de abastecimento de água no Estado. Ela também será questionada sobre a cobrança de tratamento de esgoto em municípios onde o serviço não é prestado, como no caso de São Sebastião do Paraíso.
Para o deputado Arantes, a situação é grave: “Não é admissível que a Copasa não tenha se preparado para a crise hídrica que todo mundo sabia que iria acontecer. Ela tinha que ter se planejado, feito obras e investimentos. Queremos saber o que foi feito. A companhia cobra caro por serviços que não presta e deve explicações aos mineiros. Não vamos admitir o sucateamento de mais uma empresa mineira”, afirmou o parlamentar.
Prefeitos de municípios que sofrem com falta de água ou com a falta de tratamento de esgoto, como São Sebastião do Paraíso, Bom Despacho, Arcos, Botelhos, Carmo do Rio Claro e Alpinópolis confirmaram presença. Outros também estão sendo esperados e com eles, caravanas do interior para participar da audiência pública. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Rezende Araújo Lacerda, e o diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE), Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso, também confirmaram presença.
Um dos casos mais emblemáticos em relação à crise hídrica foi o enfrentado pelo município de Pará de Minas na gestão do prefeito Antônio Júlio. Cansado de submeter todo o município a sérios problemas de abastecimento devido à má gestão da companhia, o então prefeito comprou briga com a Copasa e contratou outra empresa para gerir os setores de abastecimento e saneamento em Pará de Minas.
O prefeito de Bom Despacho, Fernando Cabral, recentemente também enfrentou a empresa. Cansado de esperar uma solução por parte da Copasa que nunca vinha e diante da falta de água para setores essenciais do município, como creches, asilos, hospitais e escolas, ele decretou intervenção na companhia, nomeou um interventor e determinou, embasado na legislação municipal, que a Prefeitura assumiria o controle e a gestão do abastecimento de água em Bom Despacho. Uma negociação com o secretário de Estado de Cidades E Integração Regional, Carlos Murta, e a presidente da Copasa, acompanhada pelo deputado Arantes, contornou o conflito e obrigou a empresa a garantir imediatamente o abastecimento de água no município. 



 



SERVIÇO:
Evento: Audiência Pública da Copasa
Data: 23 de outubro (2ª feira)
Horário: 14h30
Local: Auditório José Alencar Gomes da Silva