PRESENÇA

PM em Paraíso participa de “Operação Presença nas Divisas”

Por: João Oliveira | Categoria: Polícia | 21-10-2017 11:10 | 1451
Foto: Reprodução

Policiais da 20º Companhia de Polícia Militar Independente em São Sebastião do Paraíso participaram de operação integrada que levou mais de 20 horas de duração e contou com cerca de 400 policiais militares, policiais civis e policiais rodoviários federais de todo o estado, além de policiais de estados vizinhos, atuando fora e dentro das divisas de Minas Gerais. A operação terminou por volta das 16h desta sexta-feira (20/10).
Em Paraíso, policias, em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, se deslocam à BR 265, km 605, para atuar na operação, que mobilizou efetivo de 20 Policiais e sete viaturas de ambas as corporações, empregadas em um ponto estratégico de bloqueio e interceptação para fiscalização de veículos e pessoas que trafegam entre os Estados.
A “Operação Presença nas Divisas” teve por objetivo principal a intensificação dos pontos de interceptação para localizar armas, drogas e outros materiais produto ilícitos, além de identificar e prender suspeitos de crimes, visando assim prevenir e reprimir o crime ao longo das fronteiras dos estados. 
Coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (Sesp), a operação contou com o apoio de profissionais de segurança de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo e Bahia. Segundo levantamentos, foram abordados 2.762 condutores e passageiros, com veículos vistoriados em rodovias estrategicamente escolhidas pelas áreas de inteligência.
O “cinturão duplo”, como classificou o secretário de Segurança Sérgio Barboza Menezes, teve como objetivo, o combate ao tráfico de entorpecentes, a entrada de armas de fogo e de materiais explosivos no Estado. Treze pessoas foram presas durante a operação em todo o Estado. Duas caminhonetes roubadas também foram recuperadas na ocorrência de maior destaque da ação.
A operação realizada foi resultado de um acordo de fechamento de divisas que Minas tem com outros 21 Estados. Chamado de Pacto Integrador Interestadual, o acordo é o maior colegiado de segurança pública já existente voltado para planejamentos e ações conjuntas. A Segurança de Minas, inclusive, ocupa a vice-presidência do grupo. “Esse compartilhamento de informações com outros Estados e a realização de operações conjuntas é um trabalho exitoso que tem dado bastante resultado e mostra que a força integrada é mais eficiente e traz resultados melhores para todos nós. As operações continuam, os cidadãos podem aguardar”, ressaltou o secretário de Segurança Pública de Minas, Sérgio Menezes.
(Com informações Agência Minas)