196 ANOS PARAÍSO

“Terra querida, chão idolatrado”

Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-10-2017 08:10 | 1527
Foto: Arquivo Jornal do Sudoeste

Eliana Mumic Ferreira




Estamos comemorando mais um aniversário de nossa querida cidade. São Sebastião do Paraíso  “Cidade dos Ipês” São 196 anos e fases de profundas transformações.
No princípio foi um Arraial onde moradores dormiam à luz das estrelas e despertavam com a cantiga dos boiadeiros. Depois se tornou uma Vila alicerçando sucessivas etapas de crescimento e evolução que aconteceram com advento das Estradas de Ferro, da construção das rodovias, até chegar ao que é atualmente, uma cidade uma cidade jovem e próspera dispondo de incontáveis conquistas e realizações que os modernos recursos da tecnologia lhe proporcionam e permitem.
Gostaria de nomear todos aqueles cujos esforços, dedicação e trabalho contribuíram para o crescimento de nossa cidade. Matemática do impossível. Não temos como registrar a grande maioria anônima de nossos antepassados, e cidadãos comuns. 
Contudo, com os olhos dos nossos sonhos, podemos imaginar cada qual, como uma estrela iluminando o Céu de nossa história. Todos fazendo parte de uma grande constelação, e todos contribuindo, com ou sem destaque, para a unidade, formação e harmonia de um conjunto que permanece além do tempo!
Somos filhos de uma terra abençoada que nossos ancestrais batizaram dizendo: “Isto aqui é um Paraíso”.
Por isso, vamos homenagear e agradecer a todos quantos trabalharam e trabalharam pelo crescimento de nossa cidade.
Agradecer o ontem, o hoje e o amanhã! Celebrar e acreditar em nossos sonhos e realidades.
Agir pela motivação do amor e não por interesses pessoais.
Amar nossa cidade e cantar, com orgulho, as palavras que o nosso poeta Ary de Lima escreveu em seu Hino a Paraíso: “Terra querida, chão idolatrado, jamais te faltem bênçãos que, de Deus, façam teu nome santo iluminado, ser glória e luz maior dos filhos teus”.




ELIANA MUMIC FERREIRA, membro da Academia Paraisense de Cultura.