CRISE

ALMG vai discutir crise enfrentada pela cadeia produtiva do leite

Muitos produtores estão abandonando a atividade devido à crise do setor
Por: Redação | Categoria: Política | 25-10-2017 16:10 | 2708
Foto: Reprodução

A pedido dos deputados estaduais Antonio Carlos Arantes, Fabiano Tolentino e Gustavo Santana, a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa realiza, nesta quinta-feira, (26/10), às 14h, no Auditório José Alencar Gomes da Silva, audiência pública para debater os principais problemas da cadeia produtiva do leite em Minas Gerais e no Brasil.
Um dos principais motivos é a competitividade desleal em função da importação de leite. “O governo federal deveria incentivar a exportação de leite e não autorizar a importação. Muitos produtores na região estão abandonando a atividade devido aos baixos preços praticados na negociação do leite e ao alto custo da produção. Os custos subiram e os preços pagos pelo leite caíram”, explicou o parlamentar.
Para o presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG, a grave crise enfrentada pelos produtores tem acumulado inúmeros prejuízos em função dos aumentos nos custos com ração, medicamentos, energia elétrica e combustíveis. “Minas é a maior bacia leiteira do País, o Estado deveria valorizar o produtor em função da grande contribuição que ele dá para a economia mineira e brasileira. Os produtores merecem mais respeito”, afirmou Arantes.
Além disso, faltam políticas públicas voltadas para o setor por parte dos governos federal e estadual. Demandas como redução de juros bancários, prorrogação de dívidas, melhoramento genético do rebanho, seguro rural e profissionalização do gerenciamento da propriedade rural são antigas, mas permanecem na pauta dos produtores e também serão debatidas na audiência pública.
A audiência contará com as presenças dos deputados federais Domingos Sávio (PSDB-MG) e Evair Vieira de Melo (PV-ES). Participarão do debate representantes dos governos federal e estadual, da Faemg, Fetaemg, Ocemg, Conab, de sindicatos e cooperativas de produtores rurais, além de lideranças políticas de municípios que vêm sofrendo com a crise do leite.
O Brasil está na 5ª posição no ranking mundial de produção leiteira. Minas Gerais é a principal bacia leiteira do país, respondendo por 27,5% do total produzido no Brasil. A presença de 233 mil fazendas leiteiras e mais de 1.000 indústrias de laticínios garantem ao Estado a 12ª colocação no ranking mundial da produção leiteira. 
(Ascom ALMG)



 



SERVIÇO
Evento: Audiência Pública da crise do leite
Data: 26 de outubro (5ª feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório José Alencar Gomes da Silva