Li com muita atenção a coluna do Sudoeste que descreve o descarado plágio a musica “Ontem ao Luar” do compositor Pedro de Alcântara e letra de Catulo da Paixão Cearense, sendo que Pedro tem descendentes em família tradicional de Paraíso.
O plágio foi notório no filme “Love Story” e pena que a família não teve apoio para prosseguir com ação indenizatória, mais que justa, contra os plagiadores.
Mas engana-se quem pensa ter sido este o único plágio e na verdade pode nem ter sido o principal.
Em minha opinião o maior de todos os plágios foi do renomado maestro Bert Kaempfert e outros dois músicos que assinaram a autoria de “Strangers in the Night” sucesso no mundo inteiro na voz de nada menos que Frank Sinatra.
Da mesma forma que o filme a gravação deste disco (ainda falo em disco) foi contestada na imprensa brasileira e como sempre não deu em nada. Uma pena pois no mundo inteiro as ações indenizatórias costumam trazer compensações generosas aos injustiçados.
As sociedades de direitos autorais no Brasil poderiam ajudar muito e sabemos que não o fazem. Você meu amigo, que é músico, deve saber deste assunto com mais propriedade. Vibrei muito com a leitura da coluna. Parabéns aos autores
Grande abraço
JOSE NAVES
Paraisense residente no Rio de Janeiro.