FACILIDADE
Com o objetivo de preservar a facilidade do acesso dos eleitores aos serviços da Justiça Eleitoral, o TRE decidiu que os cidadãos dos municípios que tiveram alteração de zona eleitoral poderão continuar a ser atendidos nos mesmos municípios aos quais compareciam antes da efetivação do rezoneamento determinado pelo TSE. Nesse sentido, eles terão a opção de ir ao novo cartório eleitoral responsável pelo município ou continuarem a ser atendidos no local anterior para os serviços mais comuns – como alistamento, transferência, cadastramento biométrico e segunda via do título.
REZONEAMENTO
Questões eleitorais de natureza judicial e partidária, no entanto, deverão ser resolvidas pelos interessados apenas no cartório eleitoral da zona à qual passaram a pertencer, já que o juiz responsável pelo município atuará nessa zona, envolvendo assuntos como filiação e contas partidárias, registros e impugnação de candidaturas. Os efeitos do rezoneamento começaram a valer a partir de quinta-feira,26. Com a transformação de 44 zonas eleitorais em postos de atendimento e a migração de municípios entre as zonas do estado, eleitores de 144 municípios passarão a pertencer a uma nova zona eleitoral.
HOMENAGEM
O Governo de Minas Gerais entregou na terça-feira, 24, na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, no Território Mata, a Medalha Santos Dumont para 130 agraciados. O secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes, representou o governador Fernando Pimentel que, por falta de teto para o voo, não pôde comparecer. Menezes destacou a importância da data como reconhecimento de pessoas e instituições relevantes para o Estado. Entre os homenageados estava Rogério de Melo Franco Araújo, que já foi delegado regional em São Sebastião do Paraíso e que atualmente é diretor no Detran/MG.
JACUÍ
O prefeito de Jacui, Geraldo Magela, acompanhado dos vereadores Hernane Siqueira e João Jorge Simão de Oliveira esteve em Brasília na semana passada. Eles foram recebidos no gabinete do deputado federal Carlos Melles onde apresentaram algumas reivindicações. Os pleitos são na área de educação, esporte e na construção de uma creche, além de melhorias de infraestrutura urbana. Emendas parlamentares foram apresentadas pelo deputado junto ao orçamento da União visando atender estes pedidos.
MERCADO
Os produtores rurais de São Sebastião do Paraíso foram apresentados a um novo segmento de mercado que pode representar mais oportunidade de geração de emprego e renda no município. Trata-se da floricultura que vem sendo apontado como um nicho de mercado em expansão. Durante a realização da 2ª Destec-HF (Feira de Tecnologia) ocorrida na quarta-feira, 25, um especialista de Holambra (SP) falou aos interessados da cidade e região sobre as possibilidades deste novo campo de negócio.
CAFEICULTURA
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes participou nesta semana no Expominas, em Belo Horizonte da Semana Internacional do Café. Ele visitou os estandes dos pequenos cafeicultores do interior onde pode verificar a qualidade da produção regional se destacando. O parlamentar destaca que houve oportunidade para novas oportunidades de comercialização. Arantes e o ex- presidente da ALMG, Dinis Pinheiro foram recebidos pelo presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões.
CRISE DO LEITE
Uma mobilização em repúdio à crise na cadeia produtiva do leite marcou a audiência pública da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada na quinta-feira, 26. O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), presidente da comissão foi um dos solicitantes do evento. Durante a reunião foram enfatizadas dificuldades pelas quais passam os produtores de leite. Entre elas, o alto custo da produção, o preço irrisório do leite pago a esses trabalhadores, a energia elétrica cara, a seca e a ameaça de importação de leite do Uruguai, que está suspensa temporariamente.
ORIENTAÇÃO
Fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, acompanhados de funcionários do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), estão realizando um trabalho de prevenção e educação junto ao comércio e a população em relação a alguns alimentos. Foram registrados casos de produtos com data de validade vencida e acondicionados de forma irregular em supermercados da cidade.
RECOMENDAÇÕES
O objetivo da VS é promover a qualidade da alimentação dos consumidores e evitar agravos à saúde. Desta forma, é feita a orientação e recomendação para que os donos de estabelecimentos não comercializem ou utilizem produtos em determinadas situações. Entre as observações mencionadas pela vigilância está que o produto tenha registro no órgão competente. Os de origem animal (carne, leite, pescado, mel, cera de abelha, ovo e seus derivados) devem possuir registro no S.I.F. ou S.I.E.. Já as bebidas, como aguardente, devem possuir registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
DENGUE E COMPANHIA
Lado outro, a anunciada tomada de providência por parte da fiscalização da Prefeitura para se retirar carcaças de veículos velhos “largados” em vias públicas e terrenos, nos bairros Cidade Industrial e Santa Tereza, ainda não se concretizou. A expectativa, conforme anúncio feito, de uma parceria do município com as Polícias Militar e Civil, é que o velho problema fosse solucionado. Mas ainda não foi. O período chuvoso está chegando, e como não bastasse o aspecto feio das carcaças, o acúmulo de água das chuvas, poderá ser foco de insetos transmissores de dengue e companhia limitada.