O Cemitério Municipal da Saudade em São Sebastião do Paraíso vai funcionar em horário especial nesta quarta-feira, 2 de novembro, Dia de Finados. Conforme a administração a expectativa é de que o local receba somente neste dia cerca de 15 mil pessoas. Haverá celebrações de missas em três horários para que as famílias façam homenagens aos seus entes queridos.
Desde o último final de semana já foi intenso o movimento de pessoas no cemitério da cidade. "Normalmente neste período muitas pessoas vêm aqui para realizar limpeza e reforma dos túmulos. Desde a semana passada começaram vir, uns fazem pinturas e há aqueles que realizam obras de alvenaria. O que mais acontece é a lavagem e limpeza de túmulos e carneiros que reúne pedreiros, serventes, pintores entre outros profissionais", descreve o encarregado de obras, Jeferson Silva Braghini.
"Também na segunda foram iniciadas as montagens das barracas das flores na parte da frente e tudo isso ajuda a aumentar a movimentação por aqui", descreve. Assim como no feriado, nestes dois dias o local ficará com as portas abertas até às 19 horas. "Estamos fazendo este horário especial, porque na quarta-feira ficará proibida a realização de qualquer tipo de obra ou limpeza aqui no cemitério", anuncia Jeferson.
"Temos cerca de sete mil túmulos e calculando que cada um receba ao menos duas pessoas e têm casos em que cada sepultura recebe até cinco ou mais visitantes, chegaremos a 15 mil pessoas que comparecem aqui", esclarece. Os portões serão abertos às 7h da manhã e o funcionamento acontecerá até às 19 horas.
Foram programadas as celebrações de três missas. A primeira às 8h sobre a responsabilidade do padre Gilgar Freire, da Paróquia de São Judas Tadeu. A segunda às 9h30 com equipe da Matriz São José e a última missa às 17 horas, com a liturgia da Paróquia de Nossa Senhora de Sion. "Acredito que desta forma com horários repartidos não haverá grandes tumultos porque o povo fica repartido", acrescenta Jeferson.
O encarregado também fez um alerta para que as pessoas que forem ao cemitério terem cuidado na utilização de vasos de flores. "Recomendamos que sejam utilizados vasos perfurados e que se evite recipientes que acumulem água, para evitarmos assim qualquer possibilidade de termos criadouros do mosquito da dengue neste espaço", explica. Ele cita que ao longo do ano já é feito um trabalho preventivo e que conta com a colaboração de todos.