O forte temporal registrado no final da tarde de ontem (30/10), por volta das 17h20, causou diversos danos na cidade e deixou vários bairros sem energia, o que acarretou na suspensão da sessão ordinária da Câmara Municipal. A ventania derrubou árvores, destelhou casas e chegou a arrancar o portão de um supermercado na avenida Monsenhor Mancini. Em uma fazenda na região que dá acesso ao bairro Antinha, um raio ocasionou a morte de mais de 20 bois. Apesar da gravidade das chuvas, não houve registro de vítimas, apenas danos materiais.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, pelo menos 14 solicitações foram registradas após o temporal que durou cerca de meia-hora. Em uma das ocorrências, repassadas a Defesa Civil, uma casa teria sido alagada por conta de entupimento das bocas de lobo e forte volume das águas. Um desses pontos foi o bairro Maria Italiana e bairro Nossa Senhora Aparecida.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, José Francisco Oliveira, muitos muros foram derrubados e próximo ao Jardim Ouro Verde. O vento destelhou uma oficina, e a cobertura caiu sobre uma casa. Pela manhã, a Defesa fez visitas em diversos pontos da cidade afetados pelas chuvas.
De acordo com bombeiros, as demais ocorrências atendidas por eles foram de quedas de árvores sobre fiação elétrica, muros, veículos e pistas de rolamento, inclusive rodovia. Dessas ocorrências, sete bairros em zona urbana foram afetados, entre eles o Jardim Europa, Vila Helena, Jardim Industrial, Vila João XXIII, Jardim Planalto, Nossa Senhora Aparecida, e Jardim Acapulco , além de estrada rural próximo a BR-265 e na rodovia MG-050, próximo ao morro do Baú, onde um galpão desabou devido à ventania.
Segundo informações preliminares, foram registrados pelo menos sete quedas de postes de energia no bairro São Judas, um deles próximo ao Centro Social Urbano. Um pinheiro em uma residência, que estaria condenado, caiu sobre a fiação elétrica, derrubando um poste de energia que não aguentou o peso da árvore.
Apesar dos diversos casos de mesma natureza, não houve vítimas, somente danos materiais. Bombeiros contaram com apoio da Guarda Municipal, Defesa Civil, equipe de corte de árvores da Prefeitura, Cemig, e também bombeiros militares que estavam de folga. Pelo menos 20 atendimentos foram registrados até às 23h de ontem (segunda-feira).