Saúde Animal

PNEUMOTÓRAX

Por: Rogério Calçado Martins | Categoria: Saúde | 08-03-2017 01:03 | 4242
Foto:

O Pneumotórax é a presença de ar no espaço pleural. Esse fenômeno pode ocorrer em três formas:  a). aberto, onde há uma abertura na parede torácica;  b). fechado, em que há uma abertura nos pulmões, brônquios, traquéia ou esôfago;  e c). de tensão, onde uma laceração na pleura permite que o ar invada o espaço pleural durante a inspiração, mas o ar não sai durante a expiração.
O Pneumotórax pode ocorrer espontaneamente ou é decorrente de traumatismo (ex: mordida de outro animal, atropelamento, espancamento). O Pneumotórax espontâneo pode ser idiopático (sem causa definida), porém está mais comumente associado com doença pulmonar que resulte em necrose (morte) da pleura visceral (tecido que reveste o pulmão), permitindo o extravasamento do ar.
O paciente acometido de Pneumotórax apresenta grande dificuldade/esforço para respirar e muitos desses pacientes ficam ansiosos e entram em pânico (mesmo sendo cão ou gato, isso ocorre!!). Sangue espumoso pode aparecer pelas narinas e boca e se houver laceração da traquéia ou esôfago, pode ocorrer enfisema subcutâneo cervical (acúmulo de ar sob a pele).
O diagnóstico é feito através do exame clínico/físico feito pelo Médico-veterinário juntamente com a Toracocentese e Radiografias torácicas.
O tratamento é bastante delicado e envolve uma série de equipamentos que em muitas vezes somente Centros Universitários ou grandes Hospitais Veterinários têm. Portanto, o tipo e local de tratamento dependerá de como encontra-se clinica e fisicamente o paciente, aliado à disposição do proprietário e o fator financeiro.
Se o Pneumotórax Traumático for diagnosticado e tratado à tempo, o paciente terá boa recuperação, sendo que o prognóstico para o Pneumotórax Espontâneo dependerá da causa primária. 



 



* Rogério Calçado Martins
– médico-veterinário – CRMV/MG 5492
*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
*Consultor Técnico do Site  www.saude animal.com.br
*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG).