OUTUBRO ROSA

Estudantes de Enfermagem da Libertas se mobilizam pela prevenção do câncer de mama

Por: Redação | Categoria: Saúde | 04-11-2017 20:11 | 2737
Foto: Reprodução

Estudantes de Enfermagem da Libertas Faculdades Integradas realizaram duas atividades extracurriculares durante o mês de outubro para marcar o Outubro Rosa, mês do ano em que campanhas de prevenção ao câncer de mama são realizadas em todo o Brasil. A inciativa foi dos próprios estudantes e teve apoio e acompanhamento da coordenação do curso de Enfermagem.
No dia 18 de outubro, estudantes que cursam o 6º período de Enfermagem se mobilizaram em frente ao prédio da Libertas e realizaram um pedágio educativo que teve como objetivo conscientizar os condutores dos veículos que trafegavam no local a respeito da prevenção do câncer de mama. 
Foram distribuídos folhetos sobre a doença e fixados adesivos nos carros. A coordenadora do curso, Denize Alves de Almeida, acompanhou e supervisionou os estudantes na atividade. Ela ressalta a importância do evento, enfatizando que foi uma iniciativa dos próprios estudantes, com apoio da direção da Libertas e a colaboração da Guarda Municipal: “A iniciativa foi dos próprios alunos que entenderam que uma campanha de conscientização é de extrema importância ao combate do câncer de mama, colaborando, assim, com as ações desenvolvidas durante o Outubro Rosa. A direção prestou todo apoio ao ato e tivemos a colaboração da Guarda Municipal para evitar transtornos no trânsito. Além disso, houve uma recepção positiva da população que por ali transitava no momento”, comentou Denize, que também é voluntária da ACCa (Associação de Combate ao Câncer de São Sebastião do Paraíso).
No dia 25, outra atividade marcou o engajamento das futuras enfermeiras e futuros enfermeiros no combate e prevenção ao câncer de mama. Estudantes do 4º e 6º períodos participaram do Dia da Responsabilidade Social, juntamente com a equipe de voluntários da ACCa. Foram realizadas atividades na Praça Comendador João Alves, no centro da cidade, onde no mesmo dia houve desfile comemorativo ao aniversário da cidade.
Os discentes realizaram aproximadamente 450 procedimentos, como aferição da pressão arterial, realização da glicemia capilar, além de orientações voltadas à prevenção e detecção precoce do câncer de mama. “As ações contribuíram para a campanha Outubro Rosa, a qual já se tornou uma  tradição em relação à conscientização sobre o câncer de mama. As pessoas que compareceram ao local, principalmente as mulheres tiveram a oportunidade de realizar o exame das mamas em modelos anatômicos da faculdade para aprender a identificar uma mama sadia, outra com nódulo e doente”, explicou Denize Alves de Almeida. 
Segundo informações da coordenadora do curso de Enfermagem, houve grande interesse da população e a parceria com a ACCa, associação que tem caráter filantrópico, foi fundamental para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Denize chamou atenção para o fato de que dentre as ações desenvolvidas houve um número significativo de pessoas que apresentaram altos índices glicêmicos, indicando prováveis novos casos de diabetes. 
“As pessoas com alto índice glicêmicos foram orientadas a procurar um posto de saúde para realização de exames laboratoriais que constatam ou não o diagnóstico da doença e a necessidade ou não de iniciar o tratamento. Todos receberam as orientações adequadas. Neste sentido as atividades realizadas pelos estudantes de Enfermagem superaram as expectativas. Esperamos realizar mais eventos como esses, a fim oferecer uma maior contrapartida social à comunidade paraisense”, finalizou Denize. 
(por Ana Paula Horta)