PASSARELA

Concessionária inicia instalação de novas passarelas em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 04-11-2017 21:11 | 2003
Medida visa evitar que pedestres atravessem a  pista ficando vulneráveis a ocorrência de acidentes
Medida visa evitar que pedestres atravessem a pista ficando vulneráveis a ocorrência de acidentes Foto: Paulo Maria

A Concessionária AB Nascentes das Gerais iniciou nesta semana a instalação de uma das duas novas passarelas que serão implantadas no trecho urbano da BR-491, em São Sebastião do Paraíso. A medida prevê o atendimento de reivindicações dos moradores dos bairros Cidade Industrial, Alto Bela Vista, Jardim Alvorada, Jardim Ipanema e Jardim Itamarati, e imediações. No local já existe uma passarela considerada insuficiente para atender o volume de pedestres que transitam na região. 
Na quarta-feira, 1º de novembro foram iniciados os trabalhos de fundação para que seja instalada uma das duas novas passarelas. A via dará acesso ao outro lado da pista onde está instalado o Terminal Rodoviário Angelo Scavazza e que faz ligação com o centro além de outros bairros e região da cidade. O trecho onde hoje é um descampado é utilizado por moradores, estudantes e trabalhadores que cruzam as pistas diariamente, de um lado para outro. 
O anúncio das novas construções de passarela ocorreu em maio deste ano quando o Governo de Minas Gerais assinou um termo aditivo nº 07 que autorizou a Concessionária AB Nascentes das Gerais a iniciar um conjunto de obras no complexo viário formado pela MG-050/BR-491/BR-265. Os trabalhos já foram iniciados em vários trechos nos municípios de Passos, Itaú de Minas, Capitólio e Piumhi. 
Quanto a Paraíso o anúncio foi para a construção de duas passarelas no km 0,50 e km 2 da BR-491. O primeiro trecho abrange a região que dá acesso ao bairro Cidade Industrial e a Faculdade Calafiori, bem como o Jardim Europa e o Parque Industrial I. A segunda instalação será na região entre o Terminal Rodoviário e os bairros Ipanema, Alvorada e Alto Bela Vista. O Governo e nem a Concessionária divulgaram o valor do investimento das obras em Paraíso. Em 2011 a Concessionária Nascentes das Gerais já havia instalado uma passarela na região, mas a população não ficou satisfeita reclamando que a mesma ficou em local equivocado. No trecho também já foram registrados vários acidentes, alguns deles com vítimas fatais. A situação foi minimizada  com a instalação da passarela e ultimamente radares que obrigam os motoristas a reduzirem a velocidade.  Em pelo menos duas ocasiões moradores fizerem protestos e fecharam as pistas para cobrar providências das autoridades.