ESCOLA

Jovens que desejam retornar à escola em 2018 têm prazo para se inscrever

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 11-11-2017 22:11 | 1631
Foto: Reprodução

A SEE (Secretaria de Estado da Educação) está fazendo o chamamento para os jovens que por algum motivo abandonaram a escola antes de concluir os estudos e desejam retornar em 2018. O alerta é para que os interessados fiquem atentos para o vencimento do prazo para a inscrição. Um formulário eletrônico de inscrição deve ser preenchido até a data de 25 de novembro. 
Ação faz parte da Campanha VEM, promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação desde 2015. Segundo destaca a diretora de Juventude da SEE, Priscylla Ramalho, é importante os jovens ficarem atentos ao prazo de inscrição. "A campanha vai levantar as demandas de vagas para o próximo ano, por isso, é importante que todos que têm interesse em retornar os estudos se inscrevam", afirma. Ao manifestar o seu interesse por meio da inscrição no site da SEE, o candidato será então encaminhado a uma unidade escolar e terá a sua vaga assegurada na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2018.
A campanha é umas das frentes da Virada Educação Minas Gerais que foi criada com o objetivo de trazer de volta para a escola o jovem em situação de evasão. O mote da campanha deste ano é "A escola só fica completa quando você faz parte dela". Nos últimos dois anos a SEE tem mobilizado esforços para sensibilizar os jovens sobre a importância de retornar aos estudos. A campanha é direcionada especialmente para as pessoas que ainda não concluíram o Ensino Médio e que desejam retornar para o ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), já que o Cadastramento Escolar 2018 deste ano contemplou também a EJA Ensino Fundamental.
A secretaria de Estado de Educação informa que a Campanha VEM faz parte de um movimento de mudança na escola, um esforço em escutar a juventude e discutir com toda a comunidade escolar estratégias para criar uma escola mais afinada com a realidade dos estudantes. "Estamos empenhados em ouvir a juventude e pensar ações que respondam as suas demandas para construirmos coletivamente", comenta a diretora. Desde o início da atual gestão, o governo tem pautado suas principais ações a partir da realização de rodas de conversas, pesquisas diagnósticas, encontros e diversos momentos de escuta e mobilização. 
A Política de Educação Integral e Integrada em todo o Estado tem sido destacada e ampliada, com o atendimento de mais de 150 mil estudantes. A partir deste semestre, o modelo passou a contemplar também 44 escolas de ensino médio; a Educação Profissional, que hoje já conta com mais de 44 mil alunos matriculados em cursos técnicos na rede estadual. Ainda neste contexto a oferta abrange o Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio; a criação do Programa de Convivência Democrática; a ampliação do ensino médio noturno e reorganização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentre várias outras ações.