GILBERTO AMARAL

Gilberto Amaral

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Cidades | 29-11-2017 10:11 | 5179
O casal anfitrião, Maria Londe e Francisco Morato com os filhos, Rui, Heloísa e Bruno
O casal anfitrião, Maria Londe e Francisco Morato com os filhos, Rui, Heloísa e Bruno Foto: Reprodução

NORDESTE ALAVANCA 
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou em todas as regiões do Brasil no mês de novembro. O índice geral de 80,2 pontos foi alavancado pela região Nordeste, que registrou variação positiva de 4,0% na comparação com o mês anterior. A sequência se dá pelo Sudeste (+3,4%), pelo Centro-Oeste e pelo Norte (ambas com +1,9%) e pela região Sul (+1,1%). A pesquisa completa foi divulgada ontem, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.




Atitude 
Não casou nenhuma estranheza para este colunista a decisão do apresentador Luciano Huck de não ser candidato à presidência da República. Entre o Planalto e a Rede Globo, a Vênus Platinada ganha disparado na garantia do sucesso desse jovem paulista.




Café com leite
Mais uma vez volto ao assunto. É preciso acabar com essa política mineira e paulista. Ainda agora, mais um vez o goiano Marconi Perillo e o cearense Tasso Jereissati tiveram que abrir mão para que Geraldo Alckmim viesse a ocupar a presidência do PSDB. Os tucanos só pensam no grupinho deles. Até FHC saiu da toca para dar palpites. É preciso acabar com isso. O Brasil é grande e outros talentos precisam ser aproveitados. Tanto Marconi quanto Tasso tem inteligência, experiência e o respeito dos brasileiros para chefiar a Nação.




Tucanos
Entre essas bicadas de paulista e mineiros, quem vai ganhar com isso é Lula e Bolsonaro.




Eleições 
Em lugar nenhum do mundo, a não ser no Brasil, na época de eleições surgem candidatos com os pensamentos mais variados visando mais o cargo do que a gestão do Estado. Não deixa de ser uma vergonha, mas não existe reforma política. Não existe nada mais de seriedade no Brasil. 




Meirelles
Dois nomes poderão disputar a presidência da República. O ministro Henrique Meirelles e Flávio Rocha, todos dois apolíticos. O resto é conversa para boi dormir.




Sou candidato
Não tenho partido, não tenho dinheiro e não comparecerei a comício algum. Quem quiser, vote no Gigi das Candongas.




Dom Evaristo I
Se fôssemos dizer que haveria um santo na Terra eu não titubearia em falar que era Evaristo de Oliveira (foto), vice-presidente do Correio Braziliense, que faleceu aos 72 anos. Não era à toa que Paulo Cabral e eu sempre o chamávamos de Dom Evaristo. A morte está sempre rondando o espetáculo da vida e sem avisar nos retira do palco. Foi o que aconteceu com ele. Seu semblante sempre tranquilo nos transmitia uma paz.




Dom Evaristo II
Hoje o meu amigo Evaristo vai receber muito mais ainda, no Reino dos Céus, ao lado de Jesus, a paz que ele merece. Descanse ao lado do Todo Poderoso enviando paz para sua família e seus amigos que o recordarão aqui nesta Terra imprevisível, principalmente a sua mulher Regina, filhos e netos.
O Correio Braziliense perde um dos seus homens mais dignos, não só para seus colegas, mas também para a direção do jornal. Salve Deus!




Os noventa anos de Morato
Quando o assunto do momento é a longevidade, discute-se muito a juventude comparada à terceira idade. Eu digo sem medo de errar que Francisco Morato, que no sábado comemorou com um almoço seus 90 anos, está com a cabeça lúcida, sem esquecimentos. Um privilégio que muitos outros mais jovens não têm e jamais terão. Os noventa anos de Morato foi uma festa das mais prestigiadas e da qual, juntamente com sua família e amigos, tive o prazer de participar. A nova idade, na realidade, é a de um “garotão”. Vejam as fotos que este colunista registrou.




RAICE




Roda Gigante
Uma das grandes atrações turísticas de Paris vai desaparecer da paisagem. A roda gigante da praça da Concordia recebe desde 1993 cercar de 400.000 visitas ao ano, mas a prefeitura decidiu que a atração de 70 metros de diâmetro estraga a perspectiva da cidade, como um “contrassenso histórico”...




Colette
Um dos endereços mais conhecidos da capital francesa fecha suas portas no dia 20 de dezembro. Última oportunidade para oferecer um presente de Natal da concept-store très branchée criada há 20 anos por Colette Roussaux e sua filha Sarah Andelman (foto). Espaço inusitado frequentado por artista como Karl Lagerfeld, Colette encerra suas atividades no auge do sucesso para passar mais tempo com seu neto.




Grande épicerie
A moda está perdendo lugar na economia do turismo para as grandes lojas de comidas finas. Colette não é a única loja de luxo a fechar as portas. Foi inaugurado no antigo espaço “Franck et Fils” o supermercado do Bon Marché. O grupo LVMH comprou o tradicional departamento de roupas e abriu em seu lugar a segunda Grande épicerie de Paris.




Mercosul - EU
Para a França, o Brasil muda sua política de comércio exterior, de protecionista para liberalista, visando escapar da grave crise econômica. Segundo o jornal Le Figaro, Michel Temer está fazendo pressão para a assinatura do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. Bruxelas resiste sob pressão dos agricultores franceses que temem perdas.

Os noventões André Esteves Lima e Francisco Morato
Helena e Salomão Szervinski
Hely Walter Couto e Helenice, o noventão e o advogado Humberto Matos
Evaristo de Oliveira
raice