AGRONEGÓCIOS 2017

Expass Sinagro trazem grandes novidades neste ano

Por: Heloisa Rocha Aguieiras | Categoria: Agricultura | 13-03-2017 10:03 | 1816
Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural), Darlan Esper Kallas
Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural), Darlan Esper Kallas Foto: FOTOS: Reprodução

“A festa é um grande encontro de produtores rurais e tem o principal objetivo de oportunizar o estreitamento das relações das famílias do campo com as da cidade”.
Assim, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural), Darlan Esper Kallas e diretoria convidam à toda comunidade rural para prestigiar o maior evento do setor agropecuário de Passos e região – “A Expass Sinagro 2017 – Feira Regional de Agronegócios e Exposição de Animais”. O presidente do sindicato ressaltou que “neste ano são aguardadas as presenças de 20 pessoas e fechamento de negócios em torno de R$ 25 milhões, além da abertura de inúmeros negócios futuros”, informou.
“Os dois eventos juntos serão uma grande mostra do nosso melhor gado e as melhores marcas de insumos agrope-cuários, tudo em um lugar só”, ressaltou Darlan.
A 8ª Feira Regional de Agronegócios de Passos (Sinagro), que acontece dos dias 15 a 19 de março, traz nesta edição diversos estandes das mais tradicionais marcas de máquinas agrícolas, concessionárias de veículos leves e  duas concessionárias  de veículos pesados.
Os visitantes terão a oportunidade de ter serviço de consultoria agrícola de precisão, topografia e projetos ambientais, produtos veterinários diversos e nutrição animal.
A empresa Matsuda Agronegócio fará a inauguração de sua fábrica em Passos em seu estande dentro do próprio parque de exposições. Outra novidade será a presença de uma empresa da região especialista em máquinas de café e secadores.
Vários participantes disponibilizarão serviços como o Instituto Federal Sul de Minas Gerais (Ifsuldeminas); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural-MG (Emater); Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/Passos) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros.
Em parceria com outras unidades, haverá duas apresentações e demonstrações técnicas de um projeto de captação de imagens com drone e sua utilização na produção de café e o levantamento de estimativa de safra com imagens. 
Outras duas grandes novidades desenvolvidas para o setor cafeeiro estarão na feira: O torrador eletrônico e um despolpador de café sem água.
A Expass
A 54ª Exposição Agropecuária e Industrial de Passos (Expass) será realizada entre os dias 11 e 19 de março, quando contará com exposição das raças nelore, gir, girolando e senepol, além do tradicional “Torneio Leiteiro Oficial da Raça Gir Leiteiro”. (Veja programação no quadro abaixo).
Mais de 600 animais são esperados, vindos de Minas Gerais, Uberlândia, Uberaba, Cássia, Conceição Aparecida e Nova Rezende e de outros estados como São Paulo, Goiás e Mato Grosso. Também haverá exposição de animais de pequenos portes.
Produtores também terão a oportunidade de ter informações de ponta por meio das várias palestras que acontecem durante a feira, com temas como café, milho, soja, recuperação de pastagens e hortifruti. Também serão disponibilizados cursos do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
Toda a família rural poderá também aproveitar da programação da feira com o “Encontro da Mulher Rural”, feira completa de artesanato e praça de alimentação com comida mineira e grande variedade de pratos.
E para aproveitar todas as ofertas e preços menores que os praticado pelo mercado na comercialização de gado, maquinário e insumos agrícolas, o recinto do Parque vai abrigar ainda agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob com toda a gama de financiamentos disponíveis com condições diferenciadas. “Vamos ter a oportunidade de negociar desde docinhos na palha até grandes animais”, explicou o presidente do SinRural.




PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES COM GADO
São aguardados mais de 60 expositores de animais vindos de trinta cidades para julgamento.
- Expo Nelore, de 12 a 17 de março.
- Exposição da Raça Girolando, de 14 a 19 de março.
- Exposição da Raça Gir Leiteiro, de 14 a 19 de março.
- Torneio Leiteiro Oficial da raça Gir Leiteiro, de 12 a 16 de março.

Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural), Darlan Esper Kallas