FARMÁCIAS MUNICIPAIS

Projeto de Ademir Ross visa divulgar falta de medicamento nas farmácias populares

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 06-12-2017 08:11 | 7482
Uma das justificativas do vereador é reclamação da população que aguarda  longo tempo em fila para ser informado da falta do medicamento
Uma das justificativas do vereador é reclamação da população que aguarda longo tempo em fila para ser informado da falta do medicamento Foto: ASSCAM

O vereador Ademir Ross quer dar ampla divulgação tanto a falta de remédios nas farmácias populares do município quanto a disponibilidade dos medicamentos oferecidos gratuitamente pelo Poder Público. Ele apresentou projeto de lei que tem como justificativa a transparência e dar o direito ao cidadão à informação, e para evitar que pacientes não se desloquem à toa até os locais de distribuição.
Pelo projeto, quando o cidadão chegar a uma Unidade de Saúde poderá já saber de prontidão se o medicamento pode ser conseguido gratuitamente ou não, e caso tenha esse direito poderá requerê-lo.
"Este projeto irá melhorar a qualidade deste serviço e propiciar tranquilidade aos cidadãos que dependem da distribuição gratuita de medicamentos. 
Muitas pessoas carentes acabam gastando seus recursos para comprar  essa medicação que está disponível na rede pública. Cabe salientar, ainda, que são constantes as reclamações da população no sentido de que aguardam um longo tempo para serem informados da falta dos medicamentos que necessitam", justifica o vereador.
O projeto foi encaminhado para a Comissão de Finanças, Justiça e Legislação que deverá analisar a sua viabilidade. Se aprovado pela Comissão e em plenário pelos vereadores, seguirá para sanção do prefeito Walker Américo Oliveira. Caso seja aprovado o município deverá, entre outras questões, disponibilizar informação sobre a falta do medicamento na internet e nos locais de distribuição, bem como a previsão de chegada.