SANTAS CASAS

Arantes participa de reunião de santas casas e hospitais filantrópicos para cobrar recursos

Por: Redação | Categoria: Saúde | 29-11-2017 09:12 | 1773
O deputado Arantes criticou a postura do Governo
O deputado Arantes criticou a postura do Governo Foto: Reprodução

A convite da presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas), Kátia Rocha, o deputado Antonio Carlos Arantes participou quinta-feira (23/11) de reunião convocada para discutir a situação de caos financeiro vivido pelas entidades.
Há dois anos, os hospitais filantrópicos e particulares que atendem pelo SUS sofrem com a falta de repasse de recursos financeiros pelo Governo do Estado. No ano passado, Pimentel repassou somente metade dinheiro enviado pelo governo federal, e a expectativa para este ano é pior ainda.
Segundo Kátia Rocha, o Governo de Minas está devendo mais de R$ 5 bilhões às instituições. Diante desse quadro, ela anunciou que a Federas-santas entrou na justiça contra o Governo do Estado cobrando o dinheiro enviado pelo governo federal. Disse também que vai acionar o Ministério Público. “Temos que acabar com essa vergonha”, afirmou.
O deputado Arantes criticou a postura do Governo: “Isso é apropriação indébita. O Governo de Minas simplesmente não repassa os recursos e pronto. Por isso que os hospitais filantrópicos estão à beira da falência, com muitos ameaçando fechar as portas. O descaso do governo com a saúde é total. E o resultado é terrível, com muita gente morrendo, porque os hospitais não têm o mínimo necessário para atender”, lamentou.
Participaram da reunião a presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Maria Inez de Miranda; o presidente do Conselho Regional de Medicina, Itagiba de Castro Filho, e o presidente do Sindicato dos Médicos, Flávio Freitas Barbosa, além de deputados. Todos fizeram críticas também ao governo federal alegando que ele paga muito pouco pelas consultas e internações e não atualiza a tabela de atendimento. 
O Governo de Minas não se fez representar na reunião. 
(Ascom deputado Antonio Carlos)