SÃO TOMÁS DE AQUINO

Conselho Tutelar Aquinense completa 15 anos e tem nova presidente

Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 30-12-2017 10:12 | 9000
Conselheiras Roseli, Maria José, Diva, Silvia e presidente Ruth
Conselheiras Roseli, Maria José, Diva, Silvia e presidente Ruth Foto: Reprodução

O Conselho Tutelar de São Tomás de Aquino, dia 29 de novembro completou 15 anos de trabalhos relevantes no município. Com a nova presidente Ruth Néia Estevão de Barros Caparelli, dá continuidade, a um atendimento de resultados positivos desde a data da   implantação do Conselho.
Um trabalho constante no atendimento junto às famílias aquinenses e uma equipe de conselheiras que acredita na proposta do Conselho Tutelar que é fiscalizar e tomar providências necessárias para impedir e combater situações de risco social e pessoal de crianças e adolescentes.
Nos casos mais complexos, de difícil solução, é prontamente realizado encaminhamento para o Ministério Público em São Sebastião do Paraíso. A presidente do Conselho, Ruth Néia afirma que "Dr. Jefferson Torres Freitas, Juiz da Infância e Adolescência da Comarca de São Sebastião do Paraíso está sempre pronto a nos atender a nos ajudar com presteza o que nos incentiva, o que no fortalece a trabalhar pelas crianças e adolescentes. A verdade é que muitas vezes nosso trabalho não tem o reconhecimento de algumas pessoas que não querem entender a importância do Conselho Tutelar no município".
O Conselho Tutelar possui autonomia para decidir qual a medida de proteção é mais adequada em cada caso em questão, mas sempre dentro da lei e sob os princípios da doutrina de proteção integral e do maior e melhor interesse da criança e do adolescente.  Ele tem um caráter permanente e não pode ser extinto, uma vez criado. A demanda maior no município é de adolescentes, mas o atendimento é desde o nascimento até 18 anos de idade. A média de atendimento é de quarenta famílias e tem como princípio de ação, a denúncia.
Nestes 15 anos de trabalho através de suas conselheiras, realiza o Conselho Tutelar, um trabalho silencioso, com ética, sem alardes e propaganda, mas que faz a diferença em qualquer sociedade que esteja instalado. Em São Tomás de Aquino cumpre o seu dever com dignidade e eficiência. As conselheiras são: Silvia M. Nogueira Soares, Diva Silveira Pereira, Maria José da Silva Volpe, Roseli de Fátima Bueno e como presidente Ruth Néia Estevão de Barros Caparelli.