A partir do mês de novembro do ano passado, o “JS” iniciou levantamento sobre o número de pessoas sepultadas e suas idades, no Cemitério da Saudade, em São Sebastião do Paraíso, informações que serão feitas mês a mês, o que será possível com a atenciosa colaboração espontânea de funcionários municipais, o administrador Jeferson Silva Braghini e a secretária administrativa, Valquíria Aparecida Radi de Mello.
No primeiro levantamento, em novembro de 2017, constou o sepultamento de 42 pessoas, sendo os dois mais idosos, uma senhora com 102 e um senhor com 101 anos, e o mais novo com 34 anos de idade.
A média de vida obtida pela soma da idade das pessoas falecidas, dívida por 42, ou seja, o número de óbitos, chegou a 75,4 anos.
Entre os dias 1.º e 31 de dezembro foram sepultadas 46 pessoas, sendo a mais nova com apenas três dias, sexo masculino, e a pessoa mais idosa com 93 anos, também masculino.
Conforme mencionamos no primeiro levantamento, certamente haverá variações comparando-se entre um e outro mês. A média anual, em doze meses é que mostrará a expectativa de vida no município. Oportuno frisar que em novembro, duas pessoas faleceram com idades acima de 100 anos, e a mais nova com 34. Já em dezembro a mais idosa estava com 93 anos, enquanto houve o falecimento de duas crianças, uma com três, outra com quatro dias de idade, outra do sexo masculino com um ano, uma pré-adolescente com 12 anos, um jovem com 16 anos e uma jovem com 25 anos.
Então, somando-se as idades das pessoas sepultadas em dezembro (chega-se a 2.714 anos), e dividindo por 46, o número de óbitos chega-se a média de idade 59 anos.
Outros dados: das 46 pessoas falecidas, 18 são do sexo feminino, 28 masculinos. A mais idosa, masculino com 93 anos e a mais nova, com apenas três dias, do sexo feminino.