XEQUE MATE

3º Torneio de Xadrez do Caraça

Por: Gérson Peres Batista | Categoria: Esporte | 13-01-2018 09:01 | 5438
GM Evandro Amorim Barbosa é um dos convidados especiais do Torneio do Caraça
GM Evandro Amorim Barbosa é um dos convidados especiais do Torneio do Caraça Foto: Wikipedia

A terceira edição do Torneio de Xadrez do Caraça realiza-se em dois dias (13 e 14 de janeiro), com tempo de reflexão de 30 minutos para cada jogador, caracterizando o torneio como de “xadrez rápido”. 
A premiação deste ano é de R$ 2.500,00, contando com a participação do mestre internacional Roberto Molina (campeão das duas primeiras edições) e do grande mestre Evandro Amorim Barbosa (foto), da cidade de São Sebastião do Paraíso/ MG. 
Amorim se tornou o 12º GM do Brasil em 2013 e, dessa época até hoje, mais dois jogadores apenas conseguiram esta almejada titulação.
Amorim e Molina são os dois melhores jogadores de Minas Gerais na atualidade, algo que valoriza demais o nosso Torneio do Caraça. O torneio acontece no museu do Santuário.
A organização também estava em negociação com o famoso jogador brasileiro da década de 1970, Henrique Mecking, o “Mequinho”. Ele é o maior enxadrista do país de todos os tempos. 
Teve seu auge no ano de 1977, quando foi considerado o terceiro melhor jogador do mundo, superado apenas por Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi. 
Uma doença grave – a miastenia, que compromete seriamente o sistema nervoso e os músculos – fez “Mequinho” abandonar as competições. 
Superada a doença, voltou a jogar, há cerca de 8 anos, e mantém-se como número 2 do Brasil. 
A organização informa na página oficial que “O Torneio do Caraça vai aos poucos tomando visibilidade e crescendo em número de jogadores, enxadristas titulados, premiação e apoio do empresariado local.”
E finaliza: “O xadrez faz parte da história do Caraça…”. 
Fonte: www.santuariodocaraca.com.br 




CXSSP
A primeira etapa do Circuito Blitz do ano de 2018 foi disputada no sistema todos contra todos, ida e volta, em 10 rodadas. 
A prova foi vencida convincentemente pelo forte enxadrista paraisense Erlon Cesar Braghini (Elo 2108) que ganhou todas as partidas, totalizando 10 pontos.  Em segundo lugar ficou o MN Gérson Peres Batista (Elo 2123) com 7,5 pontos. Em terceiro, e destaque do torneio, ficou o jovem talento Andrew Santos Duarte (Elo 1441), de apenas 10 anos de idade, com 5 pontos.
Andrew treina há cerca de um ano no CXSSP e pela primeira vez conseguiu vencer seu professor Dwlyan Santos em uma partida blitz!
Fonte: www.cxssp.com.br