JANEIRO BRANCO

Mês de atenção à saúde mental

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 20-01-2018 17:01 | 6991
Em seu primeiro, grupo de psicólogos e psiquiatras de Paraíso, organiza passeata de conscientização, para o próximo dia 27
Em seu primeiro, grupo de psicólogos e psiquiatras de Paraíso, organiza passeata de conscientização, para o próximo dia 27 Foto: Reprodução

No mês janeiro é realizada em algumas regiões do país a campanha Janeiro Branco, uma iniciativa que nasceu a partir de um grupo de profissionais ligados a psicologia e psiquiatria em que ressalta a importância da saúde mental. Em Paraíso, um grupo tem feito visitas a escola e realizando palestras para a divulgação da campanha que entre seus objetivos está chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas. 
O mês de janeiro foi escolhido por representar a sensação de um novo começo que as pessoas celebram na virada do ano. Além disse, conforme ressalta profissionais do seguimento, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas estão fragilizadas, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.
Para o Conselho Federal de Psicologia, a iniciativa da campanha, organizada por segmentos da categoria, com ampla divulgação nas redes sociais e nas mídias nacionais, é muito relevante, pois promove a visibilidade de um dos campos da prática profissional do psicólogo e incentiva a sociedade a se aproximar mais das questões relativas ao sofrimento psíquico.
Conforme destaca a psicóloga Patrícia Chicaroni, este é o primeiro ano que um grupo de profissionais do seguimento se mobiliza para a realização da Campanha em Paraíso. “Por enquanto é um grupo de psicólogos e psiquiatras que estão participando da campanha, mas ela é para todos e todas as áreas, esse foi o primeiro ano em Paraíso, esperamos ser o primeiro de muitos, com a participação de todos neste momento”, ressalta.
No próximo sábado, dia 27, às 9h, o grupo planeja realizar uma passeata que sairá da Arena João Mambrini até a Praça da Matriz, onde serão realizadas algumas atividades de conscientização. “Nós convidamos toda a população a participar, todos de branco”, convida a psicóloga Patrícia Chicaroni.