CNH DIGITAL

Detran-Minas fará lançamento da CNH Digital nesta quarta-feira

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Tecnologia | 31-01-2018 13:01 | 10644
Documento passa a ser emitido com novo sistema utilizando itens de maior segurança
Documento passa a ser emitido com novo sistema utilizando itens de maior segurança Foto: Reprodução

A Polícia Civil (PCMG), por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), realiza, nesta quarta-feira,31, o lançamento da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e).
O documento será acessado por meio de aplicativo instalado no smartphone, possui o mesmo valor jurídico da CNH impressa e é válida em todo território nacional. No entanto, a medida é válida para quem a CNH mais recente lançada ano passado e que já possui o QR Code. 
A carteira digital não é obrigatória, mas pode ser apresentada como item de identificação em abordagens, blitzen e barreiras policiais. A emissão obrigatória da CNH Digital em todo o Brasil foi adiada para 1º de julho, conforme anunciou o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No entanto, O Detran-MG já está apto para operar o sistema e emitir a CNH-e para os cidadãos que desejarem obter o documento.
A CNH-e poderá ser solicitada apenas por motoristas que já possuem a CNH impressa com Código de barras bidimensional, o chamado QR Code (Quick Response Code). Trata-se de um item de segurança implantado nas CNHs de papel desde maio de 2017.  Para os condutores que têm versões mais antigas da carteira, a troca se dará automaticamente na próxima renovação ou ele pode optar por emitir uma segunda via do documento.
De maio de 2017 que o documento emitido pela Polícia Civil por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), ganhou mais um item de segurança. Por meio do QR Code todos os dados do condutor podem ser acessados, inclusive a foto. O código bidimensional conectará diretamente a CNH ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), sem a necessidade de se digitar os dados do condutor. “O principal objetivo do QR Code é evitar fraudes. Este item de segurança será importantíssimo para a conferência da autenticidade da CNH durante a fiscalização”, disse o delegado, Rogério de Melo Franco Assis Araújo, na época diretor do Detran-MG.
As informações poderão ser lidas pela câmera da maioria dos celulares e também por dispositivos com software apropriado. A medida cumpre a determinação da Resolução 650 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e é obrigatória em todo o país a partir deste mês.
Outros itens de segurança já haviam sido implantados anteriormente. Na ocasião, a CNH ganhou uma tonalidade mais amarelada e elementos gráficos visíveis apenas por meio de luz ultravioleta.
A tarja no topo do documento, acima da foto de identificação do condutor, mudou da cor azul esverdeada para a preta com impressão em alto relevo e, o lado direito do documento, passou a ter o mapa do estado que emitiu a CNH. Além da impressão do mapa do Brasil, que agora é feita com uma tinta especial que dificulta a falsificação. Os procedimentos para obter ou renovar a habilitação continuam os mesmos. E essa medida não acarretará nenhum reajuste de valores do documento para os usuários.