CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2180

Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-02-2018 15:02 | 3808
Foto: Reprodução

SESC
Na sexta-feira,22, o prefeito Walker Américo Oliveira recebeu em seu gabinete o diretor regional do Serviço Social do Comércio (SESC) de Minas Gerais, Luciano de Assis Fagundes e a assessora jurídica Poliana Fonseca. Na oportunidade foram entregues os documentos solicitados para concretizar a instalação da unidade do Sesc, na Praça de Esportes Castelo Branco. Mais um passo completado para o desespero dos que torcem contra e torcem o nariz. 




VISITA
Participaram da reunião na Prefeitura os deputados Carlos Melles, Antonio Carlos Arantes, o presidente da Câmara Municipal, Marcelo de Morais, vereadores, secretários municipais, jornalistas. Após a reunião o grupo foi mais uma vez até as instalações da Praça de Esportes para uma visita técnica. Expectativa para os próximos passos com a possibilidade de início das obras de reforma do local.. 




UFLA
Também aguardado para breve o anúncio da destinação de recursos para o início da elaboração de projeto e execução das obras para a instalação do campus da Ufla (Universidade Federal de Lavras) em Paraiso. Conforme havia adiantado a esta coluna, o deputado Carlos Melles confirmou na reunião com o prefeito, vereadores e diretor do Sesc, que ele procedeu emenda parlamentar em 2017, valor suficiente para assegurar recursos para implantação do campus da UFLA em Paraíso. Também vem sendo ventilada a informação de que ainda neste ano poderá ocorrer um processo seletivo com a instituição passando a funcionar na cidade em um prédio alugado ou cedido pelo Município. 




APROVADO
A Câmara dos vereadores realizou na quinta-feira, 22, às 19 horas reunião extraordinária quando foi apreciado sobre a Lei Municipal nº4485 que autorizou o Município a desafetar imóvel onde está instalada a Praça de Esportes Castelo Branco e doá-lo ao SESC. Com as devidas resalvas e emendas a proposição foi aprovada por unanimidade e encaminhada para sanção do Executivo. O documento foi entregue em mãos pelo presidente da Câmara, na reunião com o diretor regional do Sesc.




PAUTA
A Câmara de Paraíso voltou a disponibilizar desde sexta-feira,22, a pauta com os projetos que serão apresentados e debatidos na próxima sessão ordinária, na segunda-feira,26. Semana passada, esta coluna levantou a questão, e pediu providências aos vereadores para que fosse regularizada a informação para conhecimento da imprensa e da comunidade, em geral. 




QUADRIMESTRAL
Está marcada para o próximo dia 27 de fevereiro a realização de mais uma audiência pública quadrimestral para a prestação de contas do Poder Executivo. O evento será na Câmara Municipal, às 18 horas. Responsáveis pelo setor na Prefeitura estarão apresentando o balanço do último quadrimestre de 2017. Os números também possibilitam saber detalhes importantes sobre o fechamento das contas do Município durante todo o ano passado e o cumprimento das metas fiscais. A população deveria comparecer para acompanhar os dados da execução fiscal. Mas não comparece. É mais fácil tagarelar por redes sociais.




INVESTIGAÇÃO
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais aprovou durante a semana, por unanimidade, uma auditoria no Executivo mineiro para apurar a falta de repasse, ou o atraso, de valores referentes ao ICMS e IPVA que são devidos aos municípios. Os conselheiros aprovaram a proposta do relator, José Alves Viana, na análise do processo da representação, oferecida pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Pelo menos nas duas últimas semanas não houve queixa de que ocorrera retenção, ainda assim há muito recursos atrasados para serem recebidos.




TEMPORAL
A chuva torrencial acompanhada de rajadas de vento causou estragos em São Sebastião do Paraíso na tarde de sexta-feira (23/2). Houve chamadas dando conta de quedas de árvore e de poste de rede elétrica em alguns pontos da cidade. Na Praça da Saudade (cemitério), uma árvore foi arrancada pela força do vento e caiu sobre cinco veículos. Na Vila Conserva, a enxurrada chegou com muita força e atingiu diretamente três residências, deixando um rastro de lamaçal e muitas perdas. Alimentos, eletrodomésticos danificados, móveis, garagem derrubada. Em um ano é a segunda que atinge aquele aglomerado de casas, onde antigamente foi leito de ferrovia. 




RECORRENTE
Sobre a queda de árvore na Praça da Saudade, isto tem ocorrido vez por outra. Já caiu perto do muro do cemitério, e há pouco mais de um mês, na noite de 12 de janeiro o fato se repetiu, atingindo sobre um Corolla. Tomadas por parasitas, as frondosas árvores estão visivelmente fracas, e a merecer avaliação por técnicos.