VILA CONSERVA

Situação da Vila Conserva é debatida pelos vereadores

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 28-02-2018 09:02 | 2885
ASSCAM
ASSCAM Foto: Moradores afetados estiveram em sessão da Câmara, onde assunto foi comentado

A situação de moradores da Vila Conserva, bairro situado à margem da rodovia BR 265, saída para Ribeirão Preto, gerou discussão na Câmara Municipal. Na sexta-feira (23/2), com o forte temporal registrado em Paraíso, enxurrada destruiu casas naquele bairro, deixando moradores em situação alarmante.
Marcelo disse que já foram cobradas providências para aquele bairro diversas vezes e que o resultado foi um temporal que levou quatro casas naquele local. "Sempre se fala que não tem dinheiro e a dívida do município vem só crescendo. Ali temos duas grandes empresas próximas que tenho certeza que se o prefeito conversar com esses empresários algo pode ser feito para aqueles moradores", sugeriu.
O vereador disse que não voltaria a falar sobre a situação daquele bairro, alegando que aqueles moradores não são tratados de forma respeitosa como deveria. "Não é somente por causa deste prefeito, mas todos os que vieram antes dele, desde quando a Vila surgiu. Há pessoas que estão ali há 20 anos e se questiona a regularidade dos lotes, que não há o que ser feito, como não há", questionou o vereador.
A vereadora Cidinha Cerize disse que a regularização e documentação daqueles lotes já chegou a ser solicitada por ela e que é um trabalho que está em curso. "Vou aproveitar a oportunidade e reforçar o pedido junto ao secretário de Obras, José Cintra, que ira direcionar a equipe para terminar o georreferênciamento e dar prosseguimento a este processo, que dará condições a esses moradores de regularizar a atual situação", destacou a vereadora.
Cidinha recordou que esteve na Vila Conserva no final de semana e que em reunião com a Defesa Civil, um dos responsáveis pelo departamento informou que nesta situação emergencial será feito contato com a empresa Nascentes das Gerais para saber qual a responsabilidade da empresa e o que pode ser feito para evitar futuros transtornos. Informou também que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fará levantamentos do que foi perdido, principalmente das famílias mais afetadas, para realizar campanha em prol da Vila Conserva.
Morais chegou a citar que não acredita em soluções e mencionou o vereador Sérgio Aparecido Gomes, que também foi ao local e também já solicitou providências em mandatos anteriores. "Ficamos muito triste de ver o que aconteceu. Há tempos que nada acontece, infelizmente. Nós temos a obrigação de dar a nossa contribuição e ajudar aqueles moradores de alguma forma", destacou o vereador.
O vice-presidente da Câmara, Vinício Scarano, disse que se houver alguém com disposição para buscar junto ao Governo do Estado recursos para resolver a situação da Vila Conserva, é possível, desde que haja prioridade e organização. O vereador José Luiz das Graças também se manifestou, e recordou intensas discussões sobre o mesmo caso em gestão anterior e disse que somente um vereador não pode fazer muito coisa, mas se houver união é possível algum progresso. Lisandro Monteiro também lembrou outros bairros e citou que é preciso atendê-los para evitar futuros transtornos.




SECRETARIA DE OBRAS
O secretário de Obras, José Cintra informou que esteve no local e que para sanar parte do problema será construída uma caixa de contenção para impedir a enxurrada que desce da rodovia em direção a Conserva. Ele comenta ainda que o que pode ser feito em relação à estrada, o Obras realizou, como cobrir o trecho da estrada com cascalho, porém, asfaltamento ainda é uma realidade distante devido à falta de recursos que o município vem sofrendo.