ENERGIA SOLAR

Em parceria com WEG, Eletrolu entra no mercado de Energia Fotovoltaica

Por: Redação | Categoria: Tecnologia | 13-03-2018 10:03 | 11821
Há 20 anos a Eletrolu é uma revenda autorizada WEG, - fornecedor com quem criou uma linha de excelente relacionamento
Há 20 anos a Eletrolu é uma revenda autorizada WEG, - fornecedor com quem criou uma linha de excelente relacionamento Foto: Reprodução

Há 28 anos atuando no segmento de distribuição de materiais elétricos, a Eletrolu constatou uma nova demanda através de solicitações de seus clientes. “Procuramos desenvolver alguns fornecedores, porém, a maioria são empresas recentes e não ficamos confortáveis em seguir adiante”. Em julho de 2017 atendendo ao convite da WEG S.A, - uma empresa multinacional brasileira e uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. a Eletrolu entrou no mercado de vendas de geradores de energia fotovoltaica.
Há 20 anos a Eletrolu é uma revenda autorizada WEG, - fornecedor com quem criou uma linha de excelente relacionamento, - e neste período trabalha com a linha de automação, proteção e manobras. O relacionamento tornou-se uma marca singular entre as duas empresas. A WEG é uma marca forte e séria, detentora de uma política comercial bem definida. Ela se destaca principalmente por ser extremamente compromissada com a garantia dos seus produtos. Quando o assunto é sistemas e que eles possuem vida útil de 25 anos, esta procedência e consolidação oferecida pelo fornecedor são fundamentais para o sucesso da parceria.
Além disso, a WEG é hoje a maior fabricante de motores elétricos do mundo. Presente em mais de 120 países ela possui uma ampla rede de oficinas autorizadas no Brasil. Ela trabalha com os maiores e melhores fabricantes mundiais de equipamentos para energia fotovoltaica como Canadian, Jinko, Huawei, SMA, etc. A nota fiscal e a garantia é da própria WEG. Para saber mais sobre esta dobradinha de sucesso confira os detalhes abaixo na conversa que tivemos com um dos sócios da Eletrolu, o  Eng. Eletricista Adriano Barbosa:

Como funciona o gerador de energia fotovoltaica? 
R - Os módulos fotovoltaicos, popularmente conhecidos como placas, são um conjunto de células fotovoltaicas. Estas células são fabricadas com materiais semicondutores, na maioria das vezes o silício. A luz solar é pura energia, composta de elementos denominados fótons. Quando os fótons atingem as células fotovoltaicas, parte deles são absorvidos. Estes fótons absorvidos excitam os elétrons do material semicondutor, gerando assim uma corrente elétrica. Quanto maior a intensidade da luz solar, maior o fluxo de eletricidade.




E como é contabilizada a energia gerada?
R- Diferentemente dos aquecedores solares de água, no caso da energia fotovoltaica, não é o calor, e sim a intensidade de luz que gera a energia elétrica. Desse modo, gera-se energia normalmente em qualquer estação do ano, inclusive no inverno. 
O gerador é conectado em paralelo com o padrão Cemig. Quando o imóvel estiver gerando mais energia do que consumindo, serão gerados créditos em sua fatura da Cemig. O cliente tem 60 meses, ou seja, são cinco anos para utilizar estes créditos.




O gerador pode atender a mais de um imóvel? 
R - Existe também, a alternativa de geração remota, ou seja, o gerador pode ser instalado em um imóvel e gerar créditos para outros imóveis, desde que as contas de energia sejam atendidas pela mesma concessionária, e tenham a mesma titularidade. Isto quer dizer que você pode instalar um gerador fotovoltaico aqui em São Sebastião do Paraíso e gerar créditos para um imóvel, por exemplo, em Belo Horizonte, ou para o seu rancho em outro município, ou propriedade rural. Etc. 




O gerador fotovoltaico é um bom investimento?
R - Sim, um excelente investimento! Estamos falando de alguns projetos que apresentam em torno de três anos para o retorno no capital investido (payback). Quanto maior a consumo de energia elétrica do cliente, dentro da mesma classe tarifária da Cemig, melhor será a viabilidade financeira do projeto. Podemos citar alguns casos onde o cliente, por exemplo, decide financiar em 60 meses o gerador, e já no primeiro mês do gerador em funcionamento, tem uma parcela do financiamento menor do que o custo médio com energia elétrica. Ou seja, o cliente já tem uma receita extra a partir do primeiro mês de funcionamento do gerador.  




A pessoa pode utilizar de capital próprio para o empreendimento?
R - Caso o cliente opte por um investimento com capital próprio, estamos falando de taxas mensais de remuneração do investimento, em créditos de energia elétrica, na faixa de 1,0% até próximo de 3,0% ao mês! Por fim, a luz do sol é uma fonte de energia renovável e inesgotável. Todos os dias quando você ver a luz do sol vai se lembrar que está gerando energia, economizando, é fantástico!




Qual é a expectativa para 2018 com relação à energia fotovoltaica?
As nossas expectativas são otimistas. Estamos nos empenhando para conseguir atender à crescente demanda, pois, investir em um equipamento que lhe isenta da conta de energia elétrica, é um negócio altamente rentável. O gerador de energia solar fotovoltaico proporciona hoje, cortar um custo fixo que até então era inimaginável. 




É simples solicitar um orçamento?
R- Muito simples: Basta entrar em contato conosco e nos enviar uma cópia da(s) conta(s) de energia.
Então, fazemos o levantamento do consumo médio dos últimos 12 meses e dimensionamos a potência do gerador fotovoltaico. Também na conta, temos o(s) endereço(s), onde através de alguns softwares visualizamos o telhado do cliente para a verificação da viabilidade técnica. 




P - Vocês possuem profissionais aptos para garantir este atendimento com eficiência?
Temos uma parceria com o integra-dor WEG, o qual conta em sua equipe com 02 engenheiros sendo um civil e um mecânico, e eu como engenheiro eletricista.
Com este time, garantimos além do correto dimensionamento do gerador, também a análise e cálculos das estruturas onde serão instalados os módulos. Por fim, fica um convite de nossa equipe para nos visitar e conhecer o nosso gerador de energia fotovoltaico em funcionamento.




Você pode agendar através dos contatos abaixo: 
Flávio: (35) 3531-3644 / 98823-3150
Adriano: (35) 3531-3644 / 98465-9990