Curso de Capacitação de Desenvolvimento Infantil ministrado pela fonoaudióloga Rosangela Canoas de Andrade, mestre em linguística, especializada em neuropsicologia e multiplicadora certificada do “Método das Boquinhas” aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro no auditório da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de São Sebastião do Paraíso, Acissp.
Segundo Rosangela Canoas , o curso teve como objetivo capacitar educadores a estimular as crianças de forma multisensorial a fim de desenvolver todas as habilidades necessárias a uma alfabetização eficaz.
O Método das Boquinhas, idealizado pela fonoaudióloga Renata Jardim, foi aprovado como tecnologia do MEC (2009 a 2012) e tem sido atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens e adultos, e contribuem para aumento do IBED de muitos municípios.
Inicialmente idealizado para alfabetizar crianças com distúrbios de aprendizagem e alterações de desenvolvimento , hoje tem sido adotado por inúmeras escolas em todo o pais.
O Método das Boquinhas pode ser usado na integra como metodologia apenas como ferramenta de trabalho para a conversa som/letra. Conforme salienta Rosangela Canoas o método é de fácil aplicabilidade e tem sido utilizado em salas de aulas com todas as crianças.
No curso ministrado na Acissp, participaram professores da rede pública municipal, de São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e dos Colégio Nesfa, Galileu, Colégio Anglo, de São João da Boa Vista, além de pais, fonoaudiólo-gos e terapeuta ocupacional.
Ao final do curso Rosan-gela enalteceu a participação e comprometimento de todos os participantes, agradeceu todos os parceiros , entre eles a Acissp, na pessoa de seu presidente engenheiro Ailton Rocha de Sillos.