CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2185

Por: Redação | Categoria: Cidades | 14-03-2018 07:03 | 3268
Foto: Reprodução

Filiação
O Democratas está anunciando que na próxima segunda-feira,19, acontecerá em Belo Horizonte a filiação do deputado federal, Rodrigo Pacheco ao partido. O parlamentar também já se apresenta como pré-candidato na disputa ao Governo do Estado de Minas Gerais, para as eleições em outubro. O político que pertencia às fileiras do MDB manifestou sua intenção em candidatar-se, mas não teve respaldo, de vez que o partido que está com tendência a apoiar o atual governador Fernando Pimentel. Com Rodrigo Pacheco um grande número de filiados ao MDB também deixa aquela sigla.




Especulação
A decisão do DEM de renovar os diretórios pelo país para deixar os candidatos aos governos estaduais mais confortáveis parece não ter sido combinada em Minas Gerais. Apesar de nos bastidores a troca ser dada como praticamente certa, o atual presidente, deputado federal Carlos Melles, disse na segunda-feira que tudo não passa de especulação. Ao ser convidado para se filiar ao DEM, Pacheco teve garantias de que teria poder para conduzir o processo em Minas. 




Resistência
Melles, no entanto, disse em entrevista que nunca foi oferecida a presidência do DEM a Rodrigo Pacheco e que ele espera continuar à frente da legenda em Minas. “Sou dos mais velhos do partido e posso até, se for melhor ou conveniente, fazer essa troca, mas não é assim que tudo ocorre. Fofoca só atrapalha a política”, disse. O deputado mineiro disse ter sido consultado por Rodrigo Maia quando foi feito o convite a Pacheco. Segundo Melles, as mudanças na direção partidária só ocorrerão onde não tiver entendimentos. Em Minas ele entende que não é o caso. 




Dobradinha?
Conversa amigável e muita troca de elogios, tiveram dia desses o deputado estadual Cássio Soares e o ex-prefeito de Paraíso, Mauro Zanin. O parlamentar passense é candidato natural à reeleição, enquanto que o nome de Zanin, embora ele não tenha confirmado, é mencionado como eventual candidato a deputado federal pelo Partido Novo onde se filiou recentemente. Pelo andar da carruagem já se percebe um bom entendimento para uma dobradinha entre os políticos visando o próximo pleito em outubro. Zanin não confirma, mas não desmente esta hlipótese.




Repercussão
Nas redes sociais onde Cássio Soares e Mauro Zanin apareceram, ambos postaram fotos juntos em seus respectivos perfis, já foi possível sentir o termômetro da reação do eleitorado. É claro que não existe unanimidade, mas a maioria aprovou a ideia ou pelo menos a intenção de ambos os políticos atuarem juntos. 




Retardando
O Governo de Minas voltou a atrasar os repasses oficiais às prefeituras na semana passada. Não bastasse já ter sido acionado e denunciado nos tribunais, Fernando Pimentel voltou a reter os recursos. Como a Justiça aparenta não ter interesse em intervir, vai deixando brechas para que as situações e práticas reclamadas pelas prefeituras possam se repetir, num belo incentivo à impunidade. Expectativa para ontem terça-feira era de que fosse mantida a escrita e o dinheiro do ICM’s, do IPTU e outros recursos fossem depositados normalmente nas contas das prefeituras mineiras.




Milton Neves
O jornalista Milton Neves, mineiro de Muzambinho, com a irreverência que lhe é própria chegou a ripa no governador Fernando Pimentel por conta destes constantes atrasos de repasses aos municípios. Em vídeo que circula em redes sociais, Milton questiona:”Que diabo de governador o senhor é”, para em seguida afirmar: “Que vergonha Pimentel, o senhor não está pagando direito as prefeituras, Os prefeitos do Sul de Minas Gerais não têm dinheiro nem para pagar assistência médica”.  




Furnas
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) presidiu a audiência da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa que debate o projeto do governo federal de privatizar Furnas, empresa que faz parte do Sistema Eletrobras. Para um auditório lotado de funcionários da empresa e de lideranças políticas dos municípios localizados no entorno do Lago de Furnas, que serão diretamente impactados com essa proposta, o parlamentar disse que a iniciativa é um absurdo. Arantes que é contrário a privatização e anunciou que continuará na luta em defesa do patrimônio dos mineiros. 




Mobilização
Mais uma do governador Pimentel. Prefeitos e prefeituras de toda Minas Gerais  estão sendo mobilizadas para pressionarem os deputados estaduais em relação ao Projeto de Lei, nº4.773/17. A matéria, que já está em tramitação na Assembleia Legislativa (ALMG), propõe alterações na Lei 18.030/2009, que norteia os critérios de distribuição do ICMS para os municípios mineiros. Na prática, se aprovada, a nova lei acabaria totalmente com os atuais repasses do ICMS Turístico, Cultural e Esportivo, inviabilizando por completo as políticas públicas, os projetos e as ações dos municípios nessas áreas.




Referência nacional
A vinda a Paraíso do secretário Educação Superior do Ministério da Educação a Paraíso, Professor Paulo Barone, segunda-feira (12/3) mostrou que a implantação do campus da UFLA no município poderá ser marco divisório na história paraisense. Podemos a partir da nossa condição que é aparentemente particular, de foco regional,  fazer coisa muito mais ampla, disse ele. “È importante ter o pé no chão, ser realista, não se pode perder a sustentação, mas por outro lado tem que ter a cabeça nas nuvens”. Algo para ser referência para todo o país, disse professor Barone.