CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2186

Por: Redação | Categoria: Cidades | 17-03-2018 09:03 | 2765
Foto: Reprodução

PROCURADORIA
Sem alardes a advogada Maria Salete Santos Caetano deixou a Procuradoria-geral da Câmara de São Sebastião do Paraíso. Ela havia sido nomeada para o cargo no início da atual gestão em 2017, onde desempenhou importante trabalho, com a competência que lhe é peculiar. Assim como a Prefeitura que há 15 dias ficou sem o procurador titular com a saída do também competente Túlio Colombarolli, o Legislativo e o Executivo não anunciaram ate aqui os nomes dos respectivos substitutos. 




PROSEANDO
Quem esteve pelas bandas da capital mineira na sexta-feira,16, foi o presidente da Câmara de São Sebastião do Paraíso,  Marcelo Morais. Acompanhado do chefe de gabinete José Henrique Pádua, Morais, foi recebido no gabinete do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na pauta da visita a Belo Horizonte uma conversa com o vice-governador Antônio Andrade. As conversas de gabinete giraram em torno das eleições estaduais e dos trabalhos legislativos.




DEFINIÇÃO
O senador Antonio Augusto Junho Anastasia pediu prazo que vence nesta segunda-feira,19, para definir sua posição se aceita ou não concorrer como candidato ao Governo do Estado de Minas Gerais, em outubro que se aproxima, pelo PSDB. Até então ele vinha negando que pudesse participar do pleito para o cargo majoritário. No entanto, optou por repensar a situação atendendo a pedido do também tucano, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que lhe fez o pedido para analisar com carinho a situação.




APOSTANDO
O deputado Antonio Carlos Arantes também é uma das vozes dentro do PSDB mineiro que vem fazendo coro para que Anastasia possa disputar o Governo de Minas. Com a implosão do governo petista todos os partidos estão achando que podem fazer melhor. O Democratas, deve anunciar nesta segunda a filiação de Rodrigo Pacheco para concorrer a vaga. Até o MDB que costuma ir de carona com outras siglas fala em lançar candidato próprio, mas por enquanto tende a continuar aliado a Fernando Pimente, que fala em recandidatar-se. Há ainda no páreo o ex-prefeito da capital, Márcio Lacerda, além de outros nomes de partidos nanicos.




TRABALHISTA
Por falar em Antonio Carlos Arantes, o deputado como presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi o autor de requerimento para audiência pública em que os parlamentares mineiros debateram a reforma trabalhista. O evento contou com a presença de Helton Yomura, ministro do Trabalho. Arantes relatou que  a grande dificuldade sempre foi a contratação da mão de obra . O parlamentar também criticou abusos na fiscalização no interior do Estado.




À CONFIRMAR
Deve ser confirmada nos próximos dias a data da visita do ministro da Educação, Mendonça Filho, a São Sebastião do Paraíso, quando deverá ocorrer o ato solene de implantação do campus federal da Universidade de Lavras (Ufla) em São Sebastião do Paraíso, e possivelmente o lançamento da pedra fundamental. Após a vinda do secretário de Educação Superior, Paulo Barone ao município as tratativas estão mais do que aceleradas e caminhando para um desfecho feliz. Expectativa que no próximo encontro também seja divulgada a liberação de recursos para as obras do novo campus. 




ADIADA
A princípio chegou a ser anunciado que o ministro Mendonça Filho estaria em Paraíso nesta terça, dia 20. Mas pelo visto houve adiamento. A vinda significa o desfecho do processo para a implantação da universidade. No entanto, como se sabe a documentação está sendo preparada.




INCRÉDULOS
Embora a cada reunião aconteça evoluções nas negociações na contramão e na surdina existem mentes contrárias, algumas trabalhando para que grandes empreendimentos não aconteçam para a cidade. Embora nem todos se manifestem publicamente é sabido que para cada um contra existe a maioria que  acredita e torce para o progresso e desenvolvimento da cidade. 




REPERCUTIU
Causou protestos e mensagens de indignação nas redes sociais de Paraíso a morte da vereadora carioca Mariele Franco. Ativistas dos movimentos em defesa da mulher lamentaram e ao mesmo tempo botaram a boca no trombone em protesto contra o crime violento que chocou toda a sociedade. Em Paraíso, na mesma quarta-feira,14, ocorreu o lançamento da Rede de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. Por aqui os trabalhos são liderados pela vice-prefeita, Dilma Oliveira e sua equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e órgãos parceiros.




CHAMOU A ATENÇÃO
Mais de trinta viaturas, algo em torno de 100 policiais civis com apoio da aeronave Carcará que um helicóptero da PC que veio de Belo Horizonte, chamaram a atenção em Paraíso, quinta-feira (15/3). Ao final depois do cumprimento de algumas dezenas de mandados judiciais, 20 prisões foram realizadas. Segundo consta há dentre os presos, alguns que são ligados a uma organização criminosa que atua principalmente no Estado de São Paulo, chefiando o crime até mesmo do interior de penitenciárias.




RESSUSCITANDO
A operação policia foi batizada de “Ressurreição”. Conforme disse um delegado, o nome é alusivo ao período do ano, véspera de Semana Santa, ao que um repórter observou que também poderia ser por conta de estarem ressuscitando grandes operações por parte da Polícia Civil em Paraíso, algo que não havia há alguns anos.