ADOÇÃO

Paraíso tem projeto para adoção de árvores e praças

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 14-03-2018 14:03 | 2541
No complexo San Genaro foram plantadas  50 árvores na primeira etapa do programa
No complexo San Genaro foram plantadas 50 árvores na primeira etapa do programa Foto: Rangel Oliveira

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou o desenvolvimento de dois projetos voltados para a revitalização de áreas verdes na cidade. Uma das propostas é o programa “Plante Uma Árvore” que prevê a distribuição gratuita de mudas adequadas para o plantio na calçada ou nos jardins das residências. A outra é uma parceria com empresas para a manutenção de logradouros públicos através do projeto “Adote uma Praça”.
As ações estão sendo coordenadas pela secretaria a partir de solicitações da própria comunidade. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges, são frequentes os pedidos de autorização de cortes, podas e substituição de árvores, porque muitas vezes o plantio é feito de forma incorreta e com espécies inadequadas. “Nosso objetivo com estes dois projetos é promover a revitalização dos espaços a partir de parcerias com os cidadãos e instituições privadas”, comenta.
“Vamos enviar uma pessoa ao local para avaliar a situação, pois existem critérios a serem observados para definirmos o tipo de árvore que pode ser plantada”, explica a secretária. Entre eles estão entrada para veículo, esquina, boca de lobo, rede subterrânea de água ou esgoto, fiação elétrica ou poste por perto e a largura da calçada. O município fornece gratuitamente a muda e as grades de proteção. “Queremos realizar um trabalho de forma responsável, uma arborização organizada com a participação da população”, completa.
Em uma das ações parceiras já realizadas em conjunto com a comunidade, foram plantadas 50 mudas de ipê no Complexo San Genaro. “Foi uma ação realizada em um fim de semana, com a participação da população e, inclusive, tivemos pessoas vindas de outras cidades atuando como voluntários, todos empenhados para que o projeto dê certo”, destaca Yara.
A voluntária Viviane Mercedes da Silva, moradora da Vila Muschioni participou do plantio liderando pessoas amigas para esta ação.
Este projeto tem por objetivo desenvolver parcerias com instituições privadas e a sociedade civil, a partir de pessoas que estejam engajadas na conservação e manutenção de logradouros públicos do município. A iniciativa abrange áreas verdes, parques, jardins, praças, rotatórias, canteiros centrais de avenidas e pontos turísticos da cidade. A intenção é aproveitar melhor as belezas e condições destes espaços, incentivado a população e as empresas a compartilharem com o poder público o uso responsável, o zelo e a conservação destes lugares.
Um dos locais onde a proposta foi adotada é a Praça da Abadia, que será apadrinhada pela empresa Gonçalves & Salles (Laticínios Aviação). “Temos um trabalho em conjunto com a Secretaria de Obras que tem nos ajudado neste projeto. A intenção é desenvolver algo estrutural e paisagístico agradável, em que a empresa poderá explorar uma placa de publicidade no local, obedecendo às diretrizes determinadas Secretaria de Meio Ambiente”, explica Yara. 
A empresa Gonçalves Salles S.A., por meio de seu diretor executivo, Roberto Resende Pimenta Filho (Betô), assinou parceria com a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso na tarde de quinta-feira (8/3), aderindo ao projeto “Adote uma Praça”. No ato da assinatura estavam presentes o prefeito Walker Américo Oliveira, a vice-prefeita Dilma Oliveira e a secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges. A empresa adotou a Praça da Abadia, no bairro Mocoquinha, e deve iniciar o trabalho de conservação nos próximos dias.
O acordo de parceria prevê a manutenção geral da área de jardinagem, plantio de espécies adequadas ao local e poda de espécies de pequeno e médio porte. Além disso, pode ser incluída a questão relacionada à varrição dos resíduos (lixo de pequeno porte) dos passeios e calçadas da praça. A empresa que estiver interessada em participar deverá formalizar o pedido junto à Secretaria de Meio Ambiente através de requerimento para solicitação de adoção de canteiros centrais, praças ou quaisquer áreas verdes do município. O telefone de contato é 3531-6655 e o endereço Rua Mariana Amaral, nº 30, Lagoinha.

Empresário Roberto Rezende foi  primeiro a assinar contrato de parceria