CELEBRAÇÕES

Domingo de Ramos marca o início das celebrações da Semana Santa

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 24-03-2018 17:03 | 2149
Procissão de Ramos é o marco inicial da Semana Santa para os fiéis católicos
Procissão de Ramos é o marco inicial da Semana Santa para os fiéis católicos Foto: Roberto Nogueira

Todas as cinco paróquias da Igreja Católica, de São Sebastião do Paraíso já estão com suas programações prontas para as celebrações da Semana Santa. O Domingo de Ramos marca a abertura do mais importante momento litúrgico para os católicos, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição. Durante a semana até o Domingo da Páscoa estão previstas celebrações, procissões, adorações entre outros eventos que marcam o período. 
Neste domingo, 25, em todas as paróquias haverá a bênção de ramos, seguida de procissão e missas. Já na segunda (26), terça (27) e quarta-feira (28) acontecem no início do dia as procissões da madrugada também seguidas de missa. Estes eventos estão programados para as igrejas matriz de Nossa Senhora de Sion, Abadia, São Sebastião, São José e São Judas Tadeu.
Ainda na terça-feira, ocorrerá Procissão do Encontro, sendo que as comunidades de Nossa Senhora da Abadia e de Sion sairão da Praça Abadia às 19 horas. No mesmo horário devotos sairão da matriz São Sebastião, e ambas seguirão em direção ao Colégio Paula Frassinetti, onde haverá missa. De uma igreja sairá a imagem de Nosso Senhor dos Passos, enquanto de outro lado os fiéis se deslocam com Nossa Senhora. No encontro, o padre proclama o célebre Sermão das Sete Palavras, fazendo uma reflexão, que chama os fiéis à conversão e à penitência.
Na quinta-feira,29, pela manhã haverá na catedral diocesana de Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé, Missa dos Santos Óleos, onde são consagrados os unguentos utilizados nas demais celebrações da igreja durante o ano todo. Às 19h30 em todas as paróquias haverá a tradicional missa do lava-pés, quando também se celebra a instituição da eucaristia. ritual litúrgico que recorda a última ceia do Senhor. Na ocasião, o bispo ou o padre, que lava os pés de algumas pessoas da comunidade, está imitando Jesus no gesto; não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus.  Após a missa, em algumas igrejas os fiéis iniciam uma vigília que vai até às 15 horas da sexta-feira Santa.
Ainda na sexta-feira, 30 de março, às 15 horas ocorre a solenidade de Adoração da Santa Cruz. Ás 19 horas em todas as paróquias será realizada a Procissão do Enterro. Neste dia não há celebração de missa. 
Já no sábado da aleluia haverá a Missa da Ressurreição. A igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando a Paixão e Morte, esperando, na oração e no jejum, a Ressurreição. Às 20h desse dia, realiza-se a solenidade da Vigília Pascal. Todos os elementos especiais da vigília querem ressaltar o conteúdo fundamental da noite: a Páscoa do Senhor, a passagem da morte para a vida. Os horários variam em cada igreja, sempre no período noturno.
No domingo,1º de abril, é o Domingo de Páscoa, também chamado de Domingo da Ressurreição, é considerado o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.  A igreja retoma a programação normal com as celebrações do Dia da Páscoa, onde a igreja comemora a ressurreição de Jesus Cristo.