Nesta terça-feira (27/3), em São Sebastião do Paraíso, terá início o mutirão para a castração de cães e gatos. O trabalho está sendo realizado pela Prefeitura em parceria com a Ong Ajuda (Aliança Juizforana em Defesa dos Animais), viabilizado pelo deputado estadual Noraldino Júnior. A ação é limitada e os 120 procedimentos disponibilizados foram esgotados nas primeiras horas do cadastramento prévio, realizado na manhã de quinta-feira, 22.
As conversações entre o prefeito Walker Américo Oliveira e o deputado Noraldino Júnior vinham sendo mantidas desde o ano passado coma intermediação do ex-vereador Marcos Antônio Vitorino. Por mais de uma vez o parlamentar esteve na Prefeitura de Paraíso para acertar detalhes sobre a vinda do Castramóvel à cidade.
Conforme o prefeito a questão da situação da grande quantidade de animais soltos pelas ruas vem sendo acompanhada no Município. “É um problema sério que nós estamos tentando buscar uma solução dentro das nossas possibilidades”, avalia.
De acordo com Noraldino Junior, através de parceria está sendo possível ajudar diversas Ongs em todo o Estado e além de vários protetores independentes. “A Ong fará todo o trabalho de controle e monitoramento dos procedimentos e recursos, de forma a trazer resultados mais efetivos. Assim, conseguimos operar num custo mais baixo e atingir maior número de animais”, explicou.
A castração de cães e gatos será gratuita, voltada apenas para os animais sem raça definida (SRD). No entanto, no cadastramento foi preciso informar detalhes como o RG e CPF do tutor além dos dados do animal como nome, sexo, cor, idade, porte e temperamento. Foi permitido cadastrar apenas um animal por pessoa. O Castramóvel ficará na Arena João Mambrini. Serão disponibilizados 120 procedimentos.
O deputado anunciou ainda que todo animal que passa pelo Castramóvel é registrado com foto e nome do tutor, para controle da Ong. O objetivo é facilitar a transparência nos atendimentos e gastos. “Fica até uma sugestão para outros programas, seja por iniciativa privada ou do Poder Público. Esse registro detalhado do animal facilita muito para um controle efetivo e transparente das ações”, frisou o deputado.
Noraldino destaca também os benefícios do programa de castração, uma vez que a iniciativa contribuirá para reduzir o número de animais abandonados, o que é fundamental para evitar zoonoses. “Com a castração haverá menos abandono e menos transmissão de doenças, tanto de um animal para outro quando as zoonoses, transmitidas de animais para pessoas. A castração é de suma importância para controlar a natalidade dos animais e para administrar a saúde pública com menor custo e maior eficiência”, disse.