O ministro da Educação, Mendonça Filho, esteve em São Sebastião do Paraíso na manhã de quinta-feira (29/3), onde participou da implantação do Campus da Universidade Federal de Lavras no município. Na oportunidade, Mendonça também fez o anúncio de recursos na ordem de R$ 6 milhões para conclusão de duas creches, além da construção de uma nova em Paraíso e um ônibus para atender ao transporte escolar de alunos.
A solenidade ocorreu no Teatro Municipal Sebastião Furlan, e contou com a presença de várias autoridades, entre elas o deputado federal Carlos Melles, o deputado federal Heráclito Fortes, o secretário de educação superior do MEC, Paulo Barone, o reitor da UFLA, José Roberto Soares Scolforo, os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Noraldino Júnior, o prefeito Walker Américo Oliveira, além de dezenas de prefeitos, vereadores e secretários de cidades da região.
O ministro desembarcou no aeroporto municipal Joaquim Montans Júnior por volta das 8h30 e foi direto conhecer a área de 150 mil m² onde será implantado o campus da universidade federal, no Jardim Mediterranèe. O espaço já possui ampla infraestrutura e que deve agilizar a implantação do projeto que já está aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e pelo Conselho Universitário (Cuni), da Ufla. Após a visita ao local, aconteceu a cerimônia no Teatro Sebastião Furlan, onde foi descerrada uma placa anunciando a implantação do campus em Paraíso.
Durante a solenidade, o reitor da Ufla destacou os esforços do deputado Carlos Melles, juntamente com o Ministro da Educação, para concretizar o sonho de trazer para Paraíso uma universidade de nível federal. Ele ressaltou as qualidades do município para que a universidade pudesse ser instalada aqui, já que, segundo destacou, possui todas as qualidades necessárias, entre elas localização estratégia e pujança na agroindústria.
De acordo com Scolforo, assim que os recursos forem liberados e já se iniciar a construção do campus, paralelo a isto poderá se iniciar as aulas que, no começo, são disciplinas básicas e por isso o município teria condições de oferecer um espaço. “Os cursos serão voltados para inovações tecnológicas, entre eles os cursos de Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Engenharia Industrial, que terão o foco no mundo da agroindústria com o objetivo de agregar valores as commodities”, destacou.
Já o Ministro da Educação, Mendonça Filho, além de ressaltar o trabalho que vem sendo feito para o desenvolvimento educacional do país, não poupou elogios ao professor Scolforo, a quem chamou de “um dos melhores reitores do Brasil”. Mendonça anunciou recursos na ordem de R$ 6 milhões para finalização de duas creches e construção de uma nova unidade, além de um ônibus para o transporte escolar. Assim como essa atenção à Paraíso, ele garantiu que vários outros municípios também serão contemplados com recursos na educação básica.
O ministro ainda falou sobre as expectativas positivas para a implantação do campus e destacou que isso só foi possível graças à vontade política. “É preciso que haja decisão política para que, respeitando planejamento técnico e administrativo, possamos tirar do papel os projetos que estão paralisados no Ministério. Estamos tirando um sonho antigo do papel e o tornando realidade para Paraíso e toda a região. Agora estamos na última etapa, que é aprovação do Conselho Nacional da Educação; em seguida a homologação, com isso o campus, do ponto de vista jurídico, já estará criado e as condições de ofertas de cursos por meio da UFLA estarão garantidos”, disse.
Sobre os prazos, tendo em vista que é ano político, ele disse que é preciso respeitar a legislação eleitoral, mas que isso não irá comprometer o andamento do projeto “que irá se desenvolver respeitando essas condições e logo em seguida ter sequencia do planejamento e implementação do campus em Paraíso”, completou.
O prefeito Walker Américo Oliveira comemorou a visita do ministro no que ele chamou de um dia histórico para São Sebastião do Paraíso. “É uma data história porque, além do anúncio para a construção das escolas infantis, também o anúncio da implantação da UFLA, que é um sonho de mais 15 anos. Hoje, foi uma soma de notícias boas que a população pode comemorar e estou mais aliviado com a essa visita do ministro, acompanhado do secretário de educação do MEC, do reitor da Ufla e do deputado Carlos Melles”, completou.
Na manhã de quarta-feira,28, após encontro no Palácio do Planalto com a presença do ministro Mendonça e do deputado Melles, o presidente Michel Temer gravou vídeo, divulgado nas redes sociais, confirmando a implantação do campus em São Sebastião do Paraíso.
Já no Teatro Municipal durante cerimônia no Teatro Municipal, emocionado, Melles dividiu sua fala entre agradecimentos e em destacar a qualidade do investimento que a região está recebendo com o novo campus. “O ministro Mendonça, meu amigo de longa data, é um homem público extremamente preparado. Com sua sensibilidade política e enorme capacidade de gestão, foi responsável por conquistas históricas que reorganizaram e fortaleceram a educação brasileira em todos os níveis. Quero dizer, em nome de toda nossa gente, muito obrigado”, disse Melles.
O deputado enfatizou ainda o valor da presença Ufla na região. “É a nossa redenção, estamos finalizando a implantação do campus, assegurado pelo presidente Temer, pelo ministro Mendonça, com competente respaldo técnico da Universidade. A Ufla está classificada como uma das melhores universidades da América Latina e uma das primeiras do Brasil, e isso nos orgulha muito”, disse.
Homenagens
Os estudantes Wesley Dias e João Pedro Fidelis – que alcançou nota 1000 no Enem 2017, fizeram homenagem ao ministro, destacando a importância do campus universitário. “Não é um benefício só para os estudantes, é também para nossos pais, nossas famílias, para todos”, disse Wesley.
O ministro descerrou placa alusiva à implantação do Campus Federal em Paraíso, fez um discurso em tom de prestação de contas - mencionando os ganhos de sua gestão, anunciou 6 milhões de reais para Paraíso entre 3 novas creches e ônibus escolares. Mendonça também falou do atendimento aos pleitos dos prefeitos municipais, a qual disse ter priorizado as demandas apresentadas pelo deputado Carlos Melles. “A educação é uma fonte de transformação social Estamos trazendo o sonho da universidade, mas estamos cuidando com muita força de todos os níveis de educação”, disse.
“Até dia 9 de abril devemos ter a homologação por parte do Conselho Nacional de Educação, retornando para o Ministério para que seja homologado, e ai oficialmente estará criado o Campus aqui em Paraíso. Eu tenho convicção que a qualidade de liderança do reitor Scolforo – que é um dos melhores reitores do Brasil, e do meu amigo Carlos Melles fazendo esta ação política parceira, vamos muito em breve estar com o campus funcionando, o que não impede que os cursos – tão logo estejam criados, já possam ter seu início em um local provisório até que as instalações estejam concluídas”, disse o ministro.
De Paraíso o ministro Mendonça seguiu para compromisso na Paraíba.