JACUÍ

Grupo folclórico de Jacuí mantém tradição na quaresma

Por: Redação | Categoria: Cidades | 30-03-2018 07:03 | 2266
Foto: Reprodução

Em Jacuí, no período da quaresma é comum ser encontrado pelas ruas, à noite, o Grupo Folclórico de Jacuí, fazendo a Reza Pelas Almas, conhecido também como canto, recomendação ou encomenda das almas.
Tradição que é praticada no período da quaresma desde a Idade Média, o grupo tem o objetivo de pedir orações em favor das almas, visando o seu progresso espiritual e o alívio das penas, “onde elas deixam de ser eternas, para serem por tempo limitado”. Objetiva ainda exortar aos vivos no cumprimento dos ideais cristãos para se livrarem das “penas infernais”.
Apenas com uma matraca (instrumento feito em madeira, couro e corda) para despertar os moradores, o grupo chega, entoa o canto pedindo orações e dá o tempo em forma pausa entre um pedido e outro, para que os moradores, sem abrir portas ou janelas, e de luz apagada, façam suas orações oferecendo especialmente para as almas que estão vagando e necessitando. No encerramento batem a matraca novamente e cantam cantos religiosos, já caminhando para outra residência, cantando sempre em números ímpares de residências na noite