CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2191

Por: Redação | Categoria: Cidades | 04-04-2018 07:04 | 2472
Foto: Reprodução

PENDENTE
Aguardada há um bom tempo, continua pendente a licitação para a prestação do serviço de transporte público em São Sebastião do Paraíso. Duas empresas participam, e, segundo informações foi aberto prazo para recurso, de vez que problemas relacionados à parte tributária teriam surgido na análise feita pela comissão que analisa o certame.




VAMOS VER
Nesta quinta-feira (5/4) será divulgada pesquisa encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias ao Ibope revelando a avaliação dos brasileiros sobre o desempenho do governo federal. Também mostra o grau de confiança do presidente Michel Temer e a aprovação do governo em nove áreas de atuação, entre elas, saúde, educação, segurança pública e combate à fome e ao desemprego. A pesquisa foi feita entre os dias 22 e 25 de março com duas mil pessoas em 126 municípios.




MELLES MINISTRO?
E o deputado Carlos Melles foi mencionado no Blog do Valdo Cruz, publicado pelo G1 como possível substituto do ministro da Educação, Mendonça Filho que vai deixar o cargo para disputar a eleição de outubro. Segundo o blog, na noite de domingo, reunido com sua equipe, o presidente Temer citou o nome de Melles. O blogueiro conta também que é vista com bons olhos pelo Palácio do Planalto a efetivação da secretária-executiva da Educação, Maria Helena Guimarães, para o cargo de ministra. Melles, ao menos por enquanto não se manifestou a respeito.




PRÓXIMOS
Pelo sim, pelo não, fica clara a proximidade entre Melles e o presidente Temer, e isto se deve ao apoio e lealdade que o deputado tem lhe dedicado, como presidente regional do DEM e líder em uma bancada que pesa na hora de decidir, mesmo colocando a face à tapa. Acrescente-se ainda a afinidade pessoal entre eles, e como consequência natural, Melles tem sido atendido em seus pedidos junto ao Planalto. Afinal, merecido porque ele penitenciou, e não foi pouco, durante dois mandatos de Lula e de sua sucessora que nada liberaram para parlamentares que não “rezavam” na cartilha petista.




IMPROVÁVEL
Esta coluna acredita ser pouco provável que Melles venha a aceitar o Ministério da Educação. O cargo é honroso, no entanto, até que se prove em contrário ele trabalha por sua reeleição à Câmara dos Deputados, quiçá, como senador ou vice-governador. Mas como dizia o governador Magalhães Pinto, “política é como nuvem, você olha ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.




SAÍDA
A vice-prefeita Dilma de Oliveira deve confirmar nas próximas horas a sua filiação ao Partido Social Cristão (PSC) conforme antecipado pelo Jornal do Sudoeste na edição de sábado, 31 de março. Além disso, ela deverá entregar o cargo de Secretária Municipal de Desenvolvimento e Ação Social, isto porque, tudo indica que realmente irá concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A dança das cadeiras está apenas começando e isso deverá ser percebido em todas as esferas, municipal, estadual e federal. 




LIBERANDO
Aos poucos o Governo Federal está liberando os recursos referentes ao Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) prometido desde meados do ano passado. No entanto, os órgãos municipalistas estão denunciando uma manobra do governo em relação ao critério de repasse e à forma engessada de utilização do recurso. A entidade alerta: o dinheiro deve ser usado em consonância com a Tipificação Nacional dos Serviços. No caso de Paraíso, o valor total deve ficar na casa de R$ 695.840,70 e a verba é carimbada para setores específicos como saúde, assistência social e outros.




FECHADA
Gerou bochicho, e não foi pouco, o fechamento de uma empresa que produzia sacaria em São Sebastião do Paraíso, segundo afirma-se, por conta de embargo feito por fiscais da Prefeitura. O proprietário gravou vídeo e postou, em forma de denúncia, e para dizer que gerava em torno de dez empregos e não teve outra alternativa, senão dispensar os funcionários. Dentre os que lhe manifestaram apoio está o vereador Lisandro Monteiro que lamentou o ocorrido. O presidente da Câmara, Marcelo de Morais também fez coro, e pelo visto o assunto irá ocupar espaço na reunião que será realizada hoje, de vez que na segunda foi cancelada, tendo em vista o falecimento do ex-vereador José Salvador Eustáquio, o Gorvalho.




GREVE
Professores da rede estadual de ensino têm assembleia marcada para esta quarta-feira, quando decidem por um paradeiro na greve iniciada no dia 8 de março, ou continuarem de braços cruzados. Reivindicam fim do parcelamento do décimo terceiro salário e pagamento de piso salarial.




É HOJE
Também para esta quarta-feira, a esperada sessão do STF que irá julgar sobre o habeas corpus impetrado pelo ex-presidente Lula. Condenado em primeira e segunda instância, o STF lhe deu um sobrefôlego por conta do feriado da Semana Santa. E se não houver casuísmo semelhante ao que se viu na última sessão, ministros irão manda-lo para o xilindró, ou, abrir precedente para que se promova esvaziamento no sistema carcerário brasileiro.