FIM DE GREVE

Sem sucesso professores de Paraíso desistem da greve

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 11-04-2018 09:04 | 1305
Foto: Reprodução

Professores da rede estadual de ensino em São Sebastião do Paraíso que estavam em greve encerraram a paralisação. Nesta quarta-feira,11, os alunos da E.E. Benedito Ferreira Calafiori retornam as aulas enquanto em outros estabelecimentos as atividades foram retomadas na segunda-feira. Ainda assim na capital e em outras cidades do Estado, após realização de assembleia na tarde de ontem, terça-feira,10, a paralisação foi mantida pela categoria.
Em Paraíso a greve teve duração de um mês em dias corridos quando representantes dos professores locais aderiram ao movimento organizado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais. As escolas Benedito Ferreira Calafiori (Ditão) e Paula Frassinetti aderiram integralmente à paralisação, enquanto que a E.E. Clóvis Salgado e alguns servidores da 35ª Superintendência Regional de Ensino participaram parcialmente. 
O coordenador da subsede do Sind-Ute/MG em São Sebastião do Paraíso, Reinaldo Cesário, havia anunciado ao Jornal do Sudoeste sobre a legitimidade das demandas. Tendo em vista ao descumprimento pelo governo da legislação sobre o reajuste e pagamento do piso salarial é que a situação tornou-se insustentável. Ainda assim, mesmo não sendo atendidos e visando não prejudicar os alunos com o comprometimento do calendário e do ano letivo é que se resolveu retornar as aulas. A categoria permanecerá em vigília e acompanhara de perto os desdobramentos da greve no Estado.
Na tarde de terça-feira, 4, no pátio da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte os trabalhadores em educação realizaram uma assembleia estadual que aprovou a continuidade da greve, nas demais cidades do Estado. O movimento teve início em 8 de março e tem como principais reivindicações o pagamento do piso salarial, o cumprimento dos acordos assinados pelo governo do Estado, Ipsemg de qualidade, nomeações de concurso público, entre outros. Uma nova assembleia será realizada no dia 18 de abril próximo, no pátio da ALMG.
Sobre o movimento dos trabalhadores da rede estadual de Educação, a Secretaria de Estado de Educação destaca que o Governo de Minas Gerais se empenhou nas últimas semanas na busca de uma conciliação com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE) que atendesse as partes envolvidas e garantisse a regularidade do ano letivo dos estudantes da rede.