Mais de 530 moradores de São Sebastião do Paraíso precisam atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Segundo Marcelo São Julião, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, “a Prefeitura já iniciou neste mês de abril o chamamento das pessoas com o envio de correspondências alertando sobre a necessidade de atualização do cadastro, com os documentos que precisam ser apresentados e o prazo para não perder a concessão”, diz. A medida é necessária para garantir a continuidade do recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que contempla idosos e pessoas com deficiência.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em Paraíso existem cerca de 1.087 pessoas com deficiência e 911 idosos que recebem o benefício. “Recebemos do governo uma lista com os nomes de aproximadamente 532 pessoas que estão inscritas e que precisam atualizar o cadastro”, comenta Marcelo. De imediato a Prefeitura enviou correspondências para os integrantes da lista convocando para a atualização dos dados. “Paralelo a isso também já solicitamos ao Asilo São Vicente Paula e a Chácara Pedacinho do Céu para que providenciasse a documentação necessárias dos internos que precisam renovar o cadastro o que ja está sendo providenciado e vai adiantar todo este processo”, explica.
De acordo com Marcelo São Julião, aqueles que não atualizarem os dados correm o risco de ter o pagamento do benefício suspenso. Devem refazer o cadastro aqueles que receberam comunicado ou que tenha atualizado as informações há mais de um ano. Pelo chamamento feito através das cartas que foram enviadas o prazo concedido é até 31 de setembro. “Depois disso faremos uma nova triagem para apurar quem ainda não se cadastrou e teremos ate dezembro para finalizar o processo. No entanto, não queremos problemas com aqueles que deixam para última hora, quando o sistema fica sobrecarregado, queremos evitar tumulto e que alguém possa ser prejudicado por isso”, comenta.
Beneficiários do BPC, também conhecido como antigo Loas precisam se inscrever no Cadastro Único. “Queremos frisar que está e uma exigência do Governo Federal e nós aqui da Prefeitura estamos apenas cumprindo as determinações que foram passadas”, explica. Para fazer o cadastramento, o responsável familiar deve ter mais de 16 anos e não precisa ser o beneficiário, basta que more na mesma casa e que divida as responsabilidades com despesas e renda. Também é necessário registrar o CPF de todos os moradores da residência do beneficiário.
O credenciamento será feito nas três unidades do Centro de Referência e Assistência Social existentes no município. Um deles funciona a Avenida Delfim Moreira, 2440 (Moco-quinha); outro a Rua Francisco Pimenta de Pádua Jr. 125 (Santa Tereza). O CRAS da Guardinha atenderá aos moradores do Distrito que necessitarem deste serviço. Além dos documentos pessoais como RG e CPF é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, comprovantes de endereço, de renda e declaração escolar de pessoas de 6 a 18 anos. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Social pelos telefones 3539-1029 e 3539-5206.
SAIBA MAIS
O Cadastro Único reúne informações sociais e econômicas de cerca de 27,9 milhões de famílias. Estão cadastradas famílias com rendas per capita de até meio salário mínimo ou renda total familiar de até três salários mínimos. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.
Por meio de um sistema informatizado, o governo federal consolida os dados coletados no Cadastro Único para formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulne-abilidades sociais. Todas as informações do sistema podem ser utilizadas pelos governos municipais, estaduais e federal.