A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realiza a segunda Semana do Bebê. O evento acontecerá se iniciou no dia 23 e irá até 28 de abril com uma vasta programação que envolve palestras, atividades de lazer, debates e reflexões relacionadas à primeira infância. Um dos destaques da programação será a palestra intitulada “A importância do brincar na educação infantil” ministrada pela pedagoga e especialista Regina Shudo.
A Semana do Bebê foi iniciada de forma tímida há 13 anos em Canela (RS) e, desde então, tem avançado para os mais diversos municípios do Brasil.
A proposta é conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados daqueles que representam 12% da população brasileira — as crianças entre zero e seis anos. Em cada município, são realizadas parcerias para a realização de diferentes atividades: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. A data da ação também fica a critério de cada município, mas a ideia é que ela se repita a cada ano.
Relacionada à primeira infância, os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades.
A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social. Por isso, são priorizadas as ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.
Em São Sebastião do Paraíso, a Semana do Bebê está em vigor desde dezembro de 2016, a partir de uma proposição da então vereadora (hoje vice-prefeita) Dilma de Oliveira. No município também será criada a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, haverá mostra de vídeo, mesa redonda. Crianças da rede municipal de ensino terão um dia de lazer no Parque da Serrinha, com participação do grupo Vida Ativa.
Ainda será realizada uma apresentação referente aos “Primeiros Socorros, práticas que podem salvar vidas”. No encerramento, ocorrerá apresentações de alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das escolas particulares. Os CMEIs, a rede particular de ensino, Unidades de Saúde da Família (USFs), a empresa Ampara Assistência Médica, o hospital da Santa Casa e Meu Quintal Lugar de Brincar estarão com programação especial voltada ao tema.
Programação:
Quarta-feira, 25 de abril
* 8h – Manhã de brincadeiras no Parque Municipal da Serrinha, com participação da Vida Ativa.
* 13h30 – Tarde de brincadeiras no Parque Municipal da Serrinha, também com participação da Vida Ativa.
Quinta-feira, 26 de abril
* 19h – Primeiros Socorros na primeira infância – Práticas que podem salvar vidas. Depoimento da mãe de Lucas Begalli Zamora de Souza, do Movimento “Lei Lucas, do luto à luta”. Palestra com a médica pediatra Carolina Fuocco da Rocha. Local: Teatro Municipal Sebastião Furlan.
Sexta-feira, 28 de abril
* das 9h às 12h – Encerramento da Semana do Bebê com rua de lazer e brincadeiras. Apresentações de alunos dos Centros Municipais de Educação
Infantil e escolas particulares. Local: Praça Santa Paula Frassinetti (Lagoinha).