CIDADE VIVA

“Cidade Viva” promoverá ação conjunta nos bairros

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 07-05-2018 10:05 | 1029
Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso começa nesta segunda-feira, 7 de maio, o programa “Cidade Viva”. Trata-se de uma ação conjunta envolvendo as secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras, Saúde e Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Defesa Civil, a ser desenvolvida em toda a cidade, que foi dividida em doze setores.
O prefeito Walker Américo Oliveira já havia anunciado o início deste trabalho no final de abril e diz que o objetivo é manter a cidade organizada, limpa e segura.” Vamos aproveitar o período de estiagem e propiciar à população bairros limpos e cuidados, assim como é feito em todo espaço público da Prefeitura. Livre de animais peçonhentos ou possíveis doenças que o abandono pode acarretar. No caso do restante da cidade, os serviços de reparos continuam conforme o planejamento do setor de obras. O Programa Cidade Viva vai dar uma revitalização imediata nos bairros”, declarou.
Durante as atividades – previstas para acontecerem até o fim do ano, a Prefeitura realizará poda de árvores, pintura e manutenção de guias e sarjetas, prevenção contra a dengue, retirada de veículos abandonados em vias públicas, coleta de sangue nas Unidades de Saúde da Família, além de mutirão de limpeza em terrenos públicos e particulares. Para esta última ação, o prefeito assinou, no último dia 26, o Decreto nº 5127, que dispõe sobre mutirões de limpeza realizados pelo município em imóveis passíveis de proliferação de vetores, doenças e outros agravos. 
O documento segue a Lei Federal nº 13.301/2016, que estabelece que na situação de perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e da zika, a autoridade máxima do Sistema Único de Saúde de âmbito federal, estadual, distrital e municipal fica autorizada a determinar e executar as medidas necessárias ao controle das doenças causadas pelos referidos vírus, inclusive com ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente público, regularmente designado e identificado, quando se mostre essencial para a contenção das doenças.
O início se dará pelos bairros São Sebastião, Santa Tereza, Veneza, Parque Industrial II e Jardim Diamantina. De acordo com o prefeito, os moradores serão orientados e convidados a, também, fazerem a sua parte mantendo o local limpo. 
Outra medida adotada pela administração é em relação às praças de cada setor. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fará o levantamento (inventário) de todas elas, verificando as árvores em situação de risco e outros detalhes específicos, como jardinagem e iluminação.
Serviços que serão realizados:
- limpeza em geral
- tapa-buracos
- poda de árvores
- sinalização de vias
- educação no trânsito
- serviço de roçada
- mutirão da dengue
- campanha de coleta de sangue
- iluminação pública
- campanha de conscientização da coleta seletiva