GEDOR SILVEIRA

Grupo de funcionários do Gedor reivindica salários em atraso

Por: Nelson Duarte | Categoria: Saúde | 26-03-2017 08:03 | 1315
Foto:

Um grupo de funcionários do Hospital Psiquiátrico Gedor Silveira, de São Sebastião do Paraíso, na sexta-feira (24/3) reivindicou o recebimento de salários em atraso. No período da manhã, segundo informações funcionários estiveram com o consultor do hospital, Renato Diaz, solicitando providências.
Segundo o Jornal do Sudoeste apurou junto à direção do Gedor Silveira, o consultor teria explanado sobre medidas que estão sendo tomadas, visando colocar em dia os salários reivindicados, que seria o 13.º salário e o restante da folha de fevereiro, da qual ainda resta o equivalente a 70%.
Ao Jornal do Sudoeste o técnico em enfermagem Hélio Nunes Lopes afirmou que a diretoria do Gedor alega não ter recebido valores em aberto com a prefeitura. “Mas o prefeito em entrevistas tem afirmado que está pagando dívidas do setor de saúde”, disse o técnico em enfermagem.
A respeito desta afirmativa o gerente operacional da Fundação Gedor Silveira, Wagner Giubilei, salientou que ainda na quinta-feira (23/3) ele e o Renato Diaz estiveram com o prefeito Walker Américo e o secretário municipal de Saúde, Wandilson Aparecido Bícego, para negociação.
A Fundação Gedor Silveira tem a receber do município o montante aproximado de R$ 330 mil, valores devidos ainda da administração anterior. Para a próxima semana a expectativa é receber o repasse pela prefeitura do correspondente aos serviços prestados via SUS no mês de fevereiro, disse Wagner Giubilei.
“Entendo como justa, a reivindicação dos colaboradores do Gedor, e o pagamento ainda não foi feito porque também estamos aguardando recebimentos. Com esses recursos faremos prioritariamente o pagamento de salários aos funcionários, além de fornecedores” disse. 
Giubilei enfatiza que a difícil situação financeira enfrentada pela instituição tem explicações claras na defasagem do valor da diária hospitalar paga pelo SUS, que desde novembro de 2009 não teve reajustes, sendo ainda de R$ 49,70. Este valor é para pagamento de serviço médico assistente e clínico, equipe multidisciplinar, medicamentos e hotelaria, ou seja cinco refeições (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e lanche noturno).