MULHER

Paraíso recebe do Estado veículo para atender mulheres vítimas de violência

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 10-06-2018 16:06 | 2856
Vice-prefeita Dilma Oliveira afirma que veículo será utilizado em várias ações inclusive para atividades preventivas em defesa da mulher
Vice-prefeita Dilma Oliveira afirma que veículo será utilizado em várias ações inclusive para atividades preventivas em defesa da mulher Foto: Divulgação

O governador Fernando Pimentel entregou na terça-fera (5/6), 13 veículos para Centros de Referência de Atendimentos às Mulheres Vítimas de Violência. A vice-prefeita Dilma Aparecida de Oliveira representou São Sebastião do Paraíso na solenidade realizada no Palácio da Liberdade, por ter sido um dos municípios contemplados. “Esta ação é fruto de um trabalho que realizo desde quando era vereadora e que agora demos continuidade e estamos colhendo os frutos em benefício da nossa comunidade”, disse. Os veículos serão utilizados em ações de combate à violência contra a mulher na região urbana ou rural.
Além de Paraíso, também foram beneficiados Alfenas, Belo Horizonte, Buritis, Cataguases, Congonhas, Lagoa Santa, Nova Lima, Passos, Patos de Minas, Pirapora,  Uberaba e Visconde do Rio Branco. 
A cerimônia contou com a presença da secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, dentre outras autoridades. 
De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Alfenas, Arlete Perrone, o uso de veículo próprio é importante para que mais mulheres possam procurar ajuda junto aos órgãos públicos. “Somos conhecedoras de que, muitas das vezes, a vítima não denuncia ou não procura ajuda pela dificuldade no deslocamento de sua residência até o órgão público de proteção ou atendimento especializado às mulheres. Mais que um veículo, que recebemos das mãos do governador, ele será um elo entre a vítima e o equipamento de proteção”, explicou.        




HISTÓRIA DE LUTA
A vice-prefeita de Paraíso Dilma Oliveira, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcelo São Julião e a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Rosi Bulgari participaram da solenidade, na capital. Dilma explica que o resultado é fruto de um trabalho realizado há mais de cinco anos quando ela exercia o mandato como vereadora. “Foi nesta época que começamos a dar um atendimento voltado para a proteção das mulheres no município, principalmente as que sofrem violências domésticas”. Ela aponta que foram criados projetos como o do Desembarque Seguro, Casa Abrigo da Mulher que está sendo viabilizado. “São compromissos assumidos que estamos tentando colocar em prática e acreditamos que tornaremos realidade”, afirma.
Dilma falou ainda do sonho de se criar a Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social onde pudesse trabalhar projetos e ações em defesa das mulheres. “Conseguimos isso com apoio do prefeito Walker, e continuamos lutando por esta causa em várias frentes”, comenta. Ela diz que continua atenta a estas questões mesmo tendo deixado o comando da secretaria em abril. Um dos resultados de todo o trabalho é a criação do Centro de Referência e Apoio a Mulher (Cream).
Através deste órgão e por meio de um trabalho conjunto com a superintendente de Enfretamento à Violência Contra Mulheres, Isabel Lisboa é que o município foi contemplado com a obtenção do veículo. “Foram apenas 13 cidades beneficiadas e são aquelas que possuem o Cream. Trata-se de um Toyota Etios, avaliado em R$ 50 mil”, descreve. 
A vice-prefeita destaca que com isso o trabalho terá continuidade com mais eficiência junto à comunidade. “Estamos felizes por mais esta conquista. Este veículo já está em Paraíso e será utilizado para os atendimentos às mulheres vítimas de violência e também para o trabalho de prevenção que fazemos em nossa cidade”, acrescenta.

-Dilma e o secretário Marcelo São Julião, juntamente com coordenadora  Rosi Bulgari participaram da solenidade no Palácio da Liberdade