OPINIÃO - Mariano Bícego

Engolindo o Sapo

Por: Mariano Bícego | Categoria: Do leitor | 29-03-2017 12:03 | 1950
Foto:

Corte máxima da Justiça Eleitoral vai engolir um sapo diante do público. E gigantesco. E barbudo.
Fará isso ao ceder às manobras para salvar Michel Temer da cassação do mandato. Relator do processo que poderia resultar na interrupção da presidência de Temer, o ministro Herman Benjamin concluiu o seu relatório final. O texto contém o conjunto de revelações feitas pelos delatores da Odebrecht. Como todos já sabem, são revelações devastadoras. Não deixam dúvidas quanto aos abusos cometidos na campanha vitoriosa na eleição presidencial de 2014.
É esse sapão metafórico representado pelas delações que o TSE terá de digerir para preservar o mandato de Michel Temer.
Além de Temer, Dilma Rousseff também está sujeita a punição. Pode ser declarada inelegível, o que a impediria de disputar eleições. Em suas defesas finais, Temer e Dilma pediram ao relator que anulasse os depoimentos dos delatores da Odebrecht. Queriam salgar o sapo antes que ele chegasse ao plenário do TSE. Mas não apresentaram argumentos convincentes.
Autor do processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, o PSDB revela-se capaz de tudo, menos de admitir em público que se arrependeu de ter protocolado a ação. Hoje, o PSDB integra o governo Temer. E seu presidente, Aécio Neves,  mencionado nas delações, também está exposto.
Todos em Brasília, inclusive Michel Temer, dão de barato que o relator Herman Benjamin será implacável em seu voto. Não há na Capital quem ignore a força das provas reunidas no processo. Do mesmo modo, não se encontra uma mísera alma que aposte na interrupção do mandato de Temer.
Vai começar o espetáculo. Incluiu atrasos protocolares, substituição de dois ministros, pelo menos um pedido de vista protelatório e a construção de teses mirabolantes sobre o bem que a digestão do sapo fará ao país. Com todo esse esforço, é provável que o TSE engula o sapo. Mas não conseguirá esconder da história o rabo que vai ficar de fora.
Ok, sapo não tem rabo.
Mas os brasileiros também não votam em vice separado do cabeça da chapa.
mabicego@hotmail.com