O professor Antonio Carlos Caruso Ronca, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação esteve sábado (7/7) em São Sebastião do Paraíso para uma palestra no Colégio Galileu. O evento teve início às 9h para uma plateia composta pela diretoria, coordenação, professores e funcionários do Colégio, além de convidados.
A iniciativa de vir a São Sebastião do Paraíso partiu do próprio palestrante, diante da repercussão da nota 1.000 na redação do ENEM/2017, mérito do ex-aluno do Colégio Galileu, João Pedro Fidelis Belluzzo. O professor Ronca está analisando as 53 redações que obtiveram nota máxima no ENEM/2017 e deve divulgar em breve os resultados desse estudo.
Juntamente com sua esposa, professora Vera de Faria Caruso Ronca, deu-se início à palestra sobre o tema “Como a aprendizagem de conceitos pode ser significativa?”. Durante duas horas o professor discorreu sobre o tema, levando aos presentes inspiradoras reflexões sobre como os professores podem facilitar a aprendizagem significativa para o aluno. Segundo ele a quantidade, a clareza e a organização do conhecimento presente no aluno é a principal variável a ser considerada por professores e educadores.
Considerando que a estrutura cognitiva é, hierarquicamente, organizada, deve-se partir de conceitos e proposições mais inclusivas, daí a necessidade de se investigar o que o aluno sabe e ensiná-lo de forma consequente. Acrescentou ainda, ser fundamental que o professor, ao preparar sua aula, questione-se, “o que é essencial para que o meu aluno entenda esse novo conceito?”.
A palestra foi encerrada com a leitura do poema “Mãos dadas” do poeta Carlos Drummond de Andrade. O texto ilustrou a fala do professor sobre a necessidade de um olhar mais atento aos alunos que apresentam mais dificuldades na aprendizagem. Segundo ele, o trabalho pedagógico com o aluno tido como bom, torna-se fácil, porém difícil é encontrar caminhos no ensino – aprendizagem daqueles que não possuem, por motivos diversos, a mesma facilidade.